Mais de 70 cidades correm risco de temporal neste fim de semana em Goiás

#Tempo | Mais de 70 cidades goianas estão no radar do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado e da Defesa Civil para tempestades neste fim de semana. As regiões que devem registrar chuvas intensas com ventos e raios são a Leste, Sul e Sudoeste. A previsão do Cimehgo é de que as rajadas de vento passem de 40km/h, com isso, pode acontecer queda de árvores e danos à rede elétrica. De acordo com os meteorologistas, os temporais são uma combinação de calor e umidade.

As cidades com alerta para os temporais são: Alto Horizonte, Amaralina, Americano do Brasil, Araçu, Aruanã, Bonópolis, Buriti de Goiás, Campinorte, Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Ceres, Crixás, Divinópolis de Goiás, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goianésia, Goiás, Goiânia Guaraíta, Guarinos, Heitoraí, Hidrolina, Inhumas, Ipiranga de Goiás, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itajá, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Itauçu, Jaraguá, Jesúpolis, Lagoa Santa, Leopoldo de Bulhões, Matrinchã, Montes Claros de Goiás, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Mutunópolis, Niquelândia, Nova América, Nova Glória, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Roma, Novo Planalto, Orizona, Palminópolis, Petrolina de Goiás, Pilar de Goiás, Porangatu, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Sanclerlândia, Santa Cruz de Goiás, Santa Isabel, Santa Rosa de Goiás, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, São Patrício, Silvânia, Taquaral de Goiás, Teresina de Goiás, Trombas, Uirapuru, Uruaçu, Uruana e Vianópolis.

Diante desse cenário, a concessionária de energia Equatorial Goiás chama a atenção da população sobre as consequências dos eventos climáticos para a rede elétrica e os cuidados necessários dentro e fora de casa. Nessas situações climáticas extremas há risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, visto que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo. “Sob essas circunstâncias, a recomposição da rede elétrica demanda mais tempo, pois muitas das vezes é preciso substituir postes, trocar cabos e transformadores, entre outros”, explica o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.

Outro agravante das tempestades são as descargas elétricas. Somente em 2023, de janeiro a outubro, a Equatorial Goiás identificou cerca de 10 milhões de raios na área de concessão. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. “As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia”, afirma Vinicyus Lima.
Para evitar danos materiais e físicos, seguem os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante tempestades:

Cuidados dentro de casa:

  • Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evite consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.  Cuidados fora de casa:  
  • Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
  • Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
  • Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
  • Em caso de cabo de energia caído, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento.

Fonte: Equatorial | Foto: Internet