#Saúde | Para chamar atenção da sociedade e dos profissionais de saúde sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das DIIs, a SBCP promove durante este mês a campanha Maio Roxo, que culmina no Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, celebrado em 19 de maio.
Segundo o presidente da entidade, Sergio Alonso Araújo, o diagnóstico precoce é essencial. “Nosso objetivo é reduzir o tempo entre os primeiros sintomas e o início do tratamento adequado. Isso proporciona mais qualidade de vida ao paciente e pode levar até à remissão dos sintomas”, explica.
Sinais de alerta e diagnóstico
As Doenças Inflamatórias Intestinais apresentam sintomas como:
- Diarreia crônica (com sangue, muco ou pus)
- Dor abdominal constante
- Perda de peso
- Urgência para evacuar
- Cansaço excessivo
- Falta de apetite
Nos casos mais graves, pode haver febre, distensão abdominal, anemia e até manifestações fora do intestino, como artrite, uveíte (nos olhos) e doenças de pele.
A retocolite ulcerativa atinge apenas o intestino grosso (cólon), afetando a mucosa. Já a doença de Crohn pode comprometer qualquer parte do sistema digestivo, da boca ao ânus, atingindo todas as camadas do intestino.
Fatores de risco e tratamento
As causas ainda não são totalmente compreendidas, mas envolvem fatores genéticos, ambientais e imunológicos. O tabagismo, por exemplo, é um dos principais agravantes da doença de Crohn.
O diagnóstico depende da análise clínica e de exames como colonoscopia, endoscopia, tomografia e ressonância magnética. O tratamento varia conforme o estágio e gravidade, podendo incluir:
- Medicamentos como aminossalicilatos, imunossupressores e imunobiológicos
- Dieta equilibrada e acompanhamento nutricional
- Suspensão do tabagismo
- Atividade física regular
“A abordagem precoce da doença reduz muito o risco de complicações, como cirurgias. Há muitos avanços nos tratamentos, e novas terapias têm surgido com mais eficácia e menos efeitos colaterais”, afirma a coloproctologista Mariane Savio.
Acompanhe a campanha
Durante o mês de maio, a SBCP compartilha conteúdos informativos nas redes sociais com vídeos, infográficos e depoimentos de pacientes, profissionais e especialistas. Acompanhe pelo Instagram da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
Alerta é o primeiro passo. Se você ou alguém da sua família apresenta sintomas, procure um médico. O diagnóstico precoce pode mudar a vida de quem convive com as DIIs.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva/AB