Maio Amarelo: Mais de seis mil vítimas de trânsito são atendida no Hugol por ano

#Trânsito | Em Goiás, o principal hospital do Sistema Único de Saúde, que atende vítimas de acidentes de Trânsito é o Hugol – Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, que entre abril de 2022 e o mesmo mês de 2023, atendeu 6.310 vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 3.999 atendimentos estão relacionados a acidentes motociclísticos, 1.773 automobilísticos  e 538 atropelamentos.

Segundo o Diretor Clínico e Gerente de Governança Clínica do Hugol, Fabrício Cardoso Leão, por ser a referência no Estado de Goiás em traumas de alta energia e uma unidade de média e alta complexidade, o Hugol atende a maioria das vítimas graves relacionados aos acidentes de trânsito e em na maioria com politraumas. “Em casos de acidentes de trânsito, o paciente que chega para o nosso atendimento é o politraumatizado, visto que esse é o perfil da unidade. Em sua maioria são encaminhados para a ortopedia, pois apresentam fraturas múltiplas, diz. 

Fábrício Cardoso ainda reforça que esses acidentes resultam em complicações que acompanharão o paciente por muito tempo. “As lesões ortopédicas causam alterações no aparelho locomotor, dependendo da idade do paciente, isso provoca uma incapacidade laborativa temporária ou até mesmo definitiva, e essa sequela é simples perante as outras que um acidente de trânsito pode ocasionar, como por exemplo um TCE (Traumatismo Craneano Encefálico)”, afirma. 

Especialistas em medicina e direito de várias partes do mundo concordam que os acidentes de trânsito são um grave problema de saúde pública. Um dos objetivos da Agenda para Desenvolvimento Sustentável 2030, proposta pela ONU, tem o propósito de diminuir pela metade a incidência mundial de mortes e lesões causadas no trânsito.  

O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 2023 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definiu o seguinte tema para o mês de conscientização: “No trânsito, escolha a vida”.

O Hugol, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, realiza na quinta-feira (18/05), às 9 horas, no auditório da unidade, uma palestra com a Polícia Civil Técnico Científica de Goiás, sobre Prevenção a Acidentes de Trânsito, destinada aos colaboradores do hospital, além de disponibilizar na área externa, faixas orientativas de conscientização aos usuários, reforçando o propósito de cuidar de vidas.