#Política | O estado de saúde do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) apresentou piora nesta quinta-feira (10) segundo boletim do Hospital Israelita Albert Eistein, de São Paulo. O político está internado desde o dia 27 de outubro para tratamento contra a Covid-19 e luta agora contra as complicações da doença.
Segundo reportagem do G1 Goiás, Maguito Vilela passou por uma cirurgia na madrugada desta sexta-feira (11) para controlar o sangramento pulmonar que sofreu na noite anterior. O médico que acompanha o caso, o pneumologista Marcelo Rabahi disse que o sangramento foi drenado, mas a situação não foi contida, o que precisou da cirurgia para controlar o problema. “Ele teve um hematoma (sangramento pleural) que foi drenado e isso foi insuficiente para controle do quadro. Então foi decidido por uma vídeotoracoscopia. Com isso foi controlado o sangramento”, afirmou o médico.
Maguito continua sedado e com medicação para controle da pressão. O quadro está estável agora, porém, mais grave que antes, o que requer mais cuidados, disse o médico Rabahi.
Na noite de quinta-feira, o boletim do hospital trouxe que Maguito Vilela apresentou sangramento e “nova instabilidade hemodinâmica”, por isso precisou de exames e posteriormente da cirurgia.
Vilela continua em UTI, intubado, traqueostomizado e fazendo diálise para auxiliar os rins. O aparelho chamado ECMOS que fazia o trabalho do coração e pulmão, foi retirado. O paciente apresentava períodos prolongados de despertar, de acordo com os últimos boletins.
Ontem, o filho do político, Daniel Vilela, disse que o pai, durante uma visita, “demonstrou uma plena consciência em relação à eleição e ao fato de ser o prefeito eleito e que teria feito gesto afirmativo, quando informado sobre o assunto.
Maguito Vilela testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19) no dia 20 de outubro. Dois dias depois foi internado no Hospital Orion, em Goiânia. Já no dia 27 do mesmo mês, teve 75% dos pulmões comprometidos e foi transferido para São Paulo. Foi intubado no dia 30 de outubro e com melhoras foi extubado no dia 8 de novembro. No dia 15 de novembro, dia do primeiro turno, precisou ser intubado novamente, recebendo auxílio por ECMO dois dias depois.
Maguito Vilela foi eleito prefeito de Goiânia no dia 29 de novembro.
Em agosto deste ano, Vilela perdeu duas irmãs para a Covid-19, em um prazo de menos de dez dias. Elas moravam em Jataí, no Sudoeste Goiano.