Maguito Vilela faz traqueostomia após ficar muito tempo intubado

#Política | O ex-governador e candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) passou por cirurgia de traqueostomia nesta terça-feira (24). Segundo o boletim médico, o procedimento foi necessário após o paciente ficar muito tempo intubado. A traqueostomia é um procedimento, que abre um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para auxiliar na respiração.

Maguito continua sedado, intubado e ligado ao ECMO (imita a função natural dos pulmões e do coração) e passou a ser ligado nos padrões mínimos de funcionamento, segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Eistein, de São Paulo, onde o político está internado.

O político foi diagnosticado com a Covid-19 no dia 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado no Hospital Orion, em Goiânia. Já no dia 27 de outubro, recebeu diagnóstico do comprometimento de até 75% de inflamação nos pulmões e nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia foi transferido para São Paulo.

No dia 30 de outubro, Maguito Vilela foi intubado pela primeira vez, após ter pior no quadro respiratório. Com a melhora, foi extubado no dia 8 de novembro, mas precisou se intubado pela segunda vez no dia 15 de novembro, recebendo auxílio por ECMO dois dias depois.

Maguito Vilela passou para o segundo turno das eleições com 217.194 votos, à frente do candidato Vanderlan Cardoso (PSD).

Em agosto deste ano, Vilela perdeu duas irmãs para a Covid-19, em um prazo de menos de dez dias. Elas moravam em Jataí, no Sudoeste Goiano.

Fonte: G1