Lula passa por novo procedimento para bloquear sangramento no cérebro

#Política | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou um novo procedimento de saúde nesta quinta-feira (12/12) para bloquear o sangramento no cérebro. A intervenção, realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi concluída com sucesso, segundo o médico pessoal do presidente, Dr. Roberto Kalil Filho. “A operação foi bem sucedida. O presidente está acordado e falando”, informou Kalil aos jornalistas após o término do procedimento, que durou menos de uma hora.

Lula passou por uma embolização de artéria meníngea média , técnica que consiste em inserir uma substância semelhante a uma cola para bloquear os vasos sanguíneos responsáveis ​​pelo sangramento. De acordo com especialistas, o procedimento reduz significativamente a chance de recorrência, embora não elimine completamente o risco.

Após a intervenção, o presidente foi levado de volta ao quarto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde segue monitorado pela equipe médica.

A decisão de realizar a embolização foi tomada mais de 48 horas após uma cirurgia emergencial realizada na madrugada de terça-feira (10/12). Na ocasião, Lula foi submetido a uma trepanação para drenar uma hemorragia intracraniana detectada após sentir dores de cabeça intensas.

Antes do primeiro procedimento, a equipe médica já havia alertado Janja, esposa do presidente, sobre a possibilidade de uma nova intervenção para complementar o tratamento e prevenir novos episódios de sangramento.

Presidente Lula continua internado em São Paulo, após cirurgia

O que é embolização?

Segundo o neurologista João Brainer, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o procedimento consiste em bloquear vasos sanguíneos na superfície do cérebro para evitar a formação de novos sangramentos. “Essa técnica reduz o risco de recorrência ao impedir o crescimento de vasos sanguíneos na área afetada”, explica o especialista.

Estado de saúde de Lula

Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília na segunda-feira (9) após relatar dores de cabeça. Exames de imagem detectaram hemorragia intracraniana, levando à sua transferência para a unidade de São Paulo.

O presidente continua sob observação médica, mas a evolução do quadro foi considerada positiva. Atualizações sobre sua saúde serão divulgadas nos próximos dias pela equipe do hospital.

Com a conclusão do procedimento, o foco agora é a recuperação de Lula. O Palácio do Planalto informou que a agenda presidencial será ajustada conforme necessário para garantir sua recuperação completa.

Fonte: CNN Brasil