#Justiça | O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga tomou posse como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), em cerimônia realizada nesta terça-feira (30/04). O magistrado assume o cargo no lugar do desembargador Itaney Campos. “A Justiça Eleitoral terá o maior contingente de forças policiais já vistas na história de Goiás, para as Eleições de 2024”, destaca o novo chefe do Tribunal. A perspectiva é de que aproximadamente quatro mil homens estarão nas ruas para garantir a lisura e a tranquilidade do processo eleitoral.
“Eleições municipais são muito disputadas e os ânimos estão exaltados porque o confronto se dá quase que entre vizinhos”, explica Veiga Braga. Durante coletiva de imprensa, o presidente do TRE discutiu sobre a possibilidade de o cenário eleitoral de 2022 se repetir nas eleições municipais, ponderando sobre os riscos à democracia devido à polarização extrema e à disseminação de desinformação. “Vamos conduzir isso com muita tranquilidade, naturalidade, evitando excessos, tendo um diálogo franco, aberto, leal, sincero, olho no olho, com todos os segmentos”, explicou o presidente.
O presidente do TRE destacou ainda, a necessidade do diálogo com candidatos, apoiadores e grupos políticos no geral. “Tenho certeza que há maturidade para nós conduzirmos isso com muita serenidade”, disse. Apesar dos ânimos quentes, expressou confiança na capacidade das instituições democráticas de lidar com eventuais excessos, atribuindo essa confiança à maturidade política do país.
Questionado sobre problemas relacionados a cotas eleitorais, Veiga Braga assegurou que o tribunal estará atento a essas questões e buscará agilizar os julgamentos para evitar impasses que ocorrem próximo ao término dos mandatos. Sobre a participação das mulheres na política, destacou a importância da colaboração entre os segmentos organizados, partidos políticos, candidatos e Ministério Público Eleitoral para garantir um resultado positivo.
Governador Caiado
O governador Ronaldo Caiado também participou da solenidade de posse. O uso criminoso da inteligência artificial nas eleições foi classificado pelo governador como o maior desafio dos novos dirigentes do TRE-GO. “As montagens produzidas podem destruir uma campanha eleitoral em poucas horas. O avanço dessa prática criminosa pode interferir no processo eleitoral, ficando a dificuldade de se restabelecer a verdade”, alertou.
Caiado desejou êxito aos empossados e reiterou a parceria institucional. “Tenho certeza de que Goiás dará exemplo no processo eleitoral com rigidez no combate à criminalidade em todas as forças”, declarou, acrescentado que a Polícia Civil de Goiás está à disposição para colaborar com o TRE-GO.
Biênio 2024/2026
Luiz Cláudio Veiga Braga e Ivo Favaro passam a ocupar, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente – esse último acumulado com o cargo de corregedor regional eleitoral no biênio 2024/2026. O presidente e o vice-presidente foram eleitos pelos sete integrantes do Tribunal Pleno no dia 15 de fevereiro.