Mais de 100 estudantes do 9º ano da escola municipal Orestino Manoel de Siqueira, em Palmeiras de Goiás, foram apresentados ao projeto “Jovens Legisladores”, de autoria do vereador Leon Deniz (PSD), na manhã desta segunda (22). Com esta apresentação, o projeto teve a sua primeira fase encerrada.
O objetivo da ação, segundo o vereador Leon Deniz, é apresentar o trabalho legislativo aos estudantes do município. “Mostramos aos alunos um pouco das funções do Legislativo e Executivo. O intuito do projeto é formar cidadãos para o futuro, formar novos políticos. Que nossa cidade tenha pessoas que queiram legislar, fiscalizar, representar e executar as leis. Estou muito feliz por finalizar essa primeira etapa e peço aos pais dos alunos que os incentivem a participar porque o futuro da nossa cidade está nas mãos deles”, comentou Leon Deniz ao GO in Foco.
O presidente da Câmara Municipal, Murillo Rodrigues (PSDB) e o vice-presidente Luis Carlos Mota (PSDB), acompanharam a visita. “Ficamos felizes por vocês estarem nesse projeto e pedimos que se dediquem, que possam interagir e que saia um vereador ou uma vereadora do Orestino, que vamos ficar muito felizes”, disse o presidente aos alunos.
Também estiveram presentes a presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, vereadora Taís Lopes (PP), e Edivalci de Sousa Lemes, o Macete (PSDB), que preside a Comissão Permanente de Justiça e Redação, e é relator da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização.
Taís reforçou o pedido de participação às alunas e destacou a necessidade de maior inserção de mulheres na política. “Eu sempre faço o convite destinado a vocês mulheres porque eu sou a única mulher na Câmara. Somos 11 vereadores e apenas uma mulher. A representatividade da mulher na política do Brasil e do mundo é muito pequena e nós mulheres temos, sim, que nos interessar mais pela política”, destacou.
Para a diretora da escola, Nagila Sukar Yusuf Aly Custódio, a iniciativa é primordial para incentivar os alunos a se tornarem cidadãos ativos na sociedade. “Acredito que esse projeto tem uma relevância muito significativa para a vida deles, pois ajudará na formação de cidadãos ativos, criativos e compromissados com tudo o que fazem”, avalia em entrevista ao GO in Foco.
Etapas
Ainda nesta segunda, os vereadores apresentaram o projeto aos alunos da APAE, onde foi aclamado o Vereador Jovem (inclusão), encerrando a primeira etapa do projeto. Depois disso, será realizado o seminário de formação em Cidadania. Em seguida, haverá diplomação, posse, premiação, prática, adoção legislativa e acompanhamento dos eleitos por um ano.
Ao todo, sete escolas foram visitadas. Cada unidade selecionará dois Projetos de Lei elaborados pelos estudantes. Os autores serão nomeados como “Vereadores Jovens” e terão a possibilidade de acompanhar o trabalho do vereador que o apadrinhou e de participar de uma sessão simulada na Câmara, formar Mesa Diretora e escolher os membros das Comissões Permanentes.
No segundo semestre deste ano, Leon Deniz pretende realizar o mesmo projeto com alunos do ensino fundamental. Já no período noturno deve ser colocado em prática o “Câmara Perto de Você”, desenvolvido em todos os bairros de Palmeiras de Goiás. “A princípio usaremos os Centros Comunitários e onde não tiver, usaremos as casas das pessoas. Depois com o apoio das duas Paróquias, fundarei em Palmeiras de Goiás a Pastoral de Fé e Política. São as ações básicas desse ano”, adiantou.