#Esporte | A segunda edição da Gymnasiade U15, o maior evento esportivo escolar do mundo, está em pleno vigor na Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro. Entre os milhares de estudantes-atletas de diversas modalidades, um jovem de 15 anos está chamando a atenção: Victor Hugo Alves Vasconcelos, que nasceu em Palmeiras de Goiás, vem representando com louvor o Brasil na categoria de boxe masculino, na faixa de peso de 70 a 75 kg. O estudante já é medalha de prata e está na final contra um ucraniano.
Convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Victor Hugo mostrou sua garra e determinação desde o primeiro dia da competição, que teve início em 17 de agosto e continuará até 27 de agosto. O talentoso jovem palmeirense não apenas ganhou a medalha de prata, mas conseguiu se classificar para a final de sua categoria, marcada para sábado (26/08).
Victor Hugo Alves Vasconcelos, mesmo com seus 15 anos de idade, já é um orgulho para sua cidade natal. Atualmente mora em Goiânia, com seus pais, os maiores incentivadores.
A Gymnasiade não é apenas uma competição esportiva; é uma celebração da juventude, do espírito esportivo e também de oportunidade para estabelecer conexões internacionais e construir amizades duradouras entre atletas de diferentes partes do mundo. Essa troca cultural enriquece a experiência dos jovens participantes, ampliando seus horizontes e construindo pontes além das fronteiras.
A competição tem 22 modalidades disputadas, sendo três do paradesporto. Entre elas estão o Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete 3×3, Boxe, Dança, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Judô Paralímpico, Esgrima, Karatê, Natação, Paranatação, Taekwondo, Wrestling, Skate, Xadrez, Tiro com Arco e Orientação. Nesta edição ainda conta com a estreia do Skate e Surfe na disputa.
Mais de quatro mil participantes está na Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro, sendo 2.100 estudantes-atletas, com idade entre 13 e 15 anos de escolas públicas ou particulares. O evento tem entrada gratuita e está movimentando o esporte.
Até esta quarta-feira (23/08), o Brasil ocupa o primeiro lugar com 66 medalhas, sendo 23 de ouro, 21 de prata e 22 de bronze. A Inglaterra vem em segundo com 29 medalhas, sendo 14 ouro, nove prata e seis bronze.