O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual José Vitti (PSDB), presidiu nesta quinta-feira (15), a abertura do 4º ano da 18ª Legislatura. A Sessão Solene contou com a presença de diversas autoridades, inclusive o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilberto Marques. Ponto alto da sessão ficou entre os discursos do deputado de oposição, José Nelto e do governador Marconi Perillo que respondeu os ataques.
Créditos: Marcos Kennedy
Os vereadores Murillo Rodrigues (presidente), Macete Lemes, Zezinho JJ e Taís Lopes prestigiaram a Sessão Solene de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa.
Créditos: Wellyngton Pita
Falou em nome da oposição, o deputado José Nelto (MDB) e em nome da bancada de situação, o deputado Thales Barreto (PSDB). Nelto questionou Marconi Perillo sobre educação, realização de concursos, violência e segurança pública e sobre a área de saúde.
Já o governador Marconi Perillo fez a prestação de contas de sua administração, a última, já que deixa o governo no dia 7 de abril, provavelmente para se candidatar ao senado. “Goiás viveu profundas transformações nesses quase 20 anos desde o surgimento do Tempo Novo. São avanços expressivos em todas as áreas: da economia à gestão pública, passando pela área social, infraestrutura, segurança, saúde, educação, transparência e, em especial, na prestação dos serviços públicos”, disse Marconi.
Marconi Perillo relembrou vários fatos ocorridos ao longo de suas gestões à frente do Executivo e deixou de lado o discurso “politicamente correto”, como ele mesmo denominou, para rebater a todas as críticas recebidas. Ele deixou claro não tolerar a maldade nem a mentira. Ao final, agradeceu os parlamentares da situação que trabalharam em prol da defesa dos interesses do Estado e também os deputados da oposição, aqueles, que segundo ele, atuaram com respeito e com espírito voltados pela defesa do Estado.
O presidente José Vitti ressaltou, em entrevista coletiva após o encerramento da sessão, que nesse ano pretende continuar com as ações de transparência e resgate da credibilidade do Legislativo goiano, priorizando pautas voltadas para os servidores e para a aproximação do Parlamento goiano com a população.
“Melhorias para os nossos servidores, a retomada da construção da nova sede, o aperfeiçoamento daqueles que estão desenvolvendo o seu trabalho aqui na Casa, são algumas das pautas que vamos tratar durante esse ano. Queremos ainda aproximar a população do Poder Legislativo, através da TV Assembleia e das redes sociais. A minha marca sempre foi essa, a aproximação do Legislativo da população goiana de maneira transparente e que traga resultados efetivos para o Parlamento”, frisou.
Frases marcantes:
Deputado José Nelto:
“Goiás vendeu quase todo seu patrimônio e a dívida em Goiás, ao invés de cair, subiu a níveis recordes. […] Há em Goiás uma farsa propaganda de que as chamadas OS’s revolucionaram o atendimento à saúde pública. Não é verdade. O sofrimento do povo é muito grande. Nós recebemos aqui cada parlamentar por dia mais de 10, 20 pedidos para UTI e o povo morrendo por falta de UTI. […] Ninguém tem acesso aos gastos de folha de pessoal. É uma verdadeira caixa preta que encobre salários de aliados do PSDB. […] Os professores são massacrados em Goiás desde 2012, com o ex-secretário Tiago Peixoto. Agora estão acabando com os concursos públicos enterrando de vez a carreira do professor. […] Os últimos anos entraram para a história como os anos mais violentos da história de Goiás. Quem diz isso é o Mapa da Violência, não sou eu, que sempre coloca Goiás entre os cinco mais violentos do Brasil”.
Governador Marconi Perillo
“Goiás viveu profundas transformações nesses quase 20 anos desde o surgimento do Tempo Novo. São avanços expressivos em todas as áreas, da economia à gestão pública, passando pela área social, infraestrutura, segurança, saúde, educação, transparência. Goiás é hoje um dos dois estados mais transparentes do Brasil, segundo a ONG Transparência e Ministério Público Federal. Em especial, na prestação dos serviços públicos. Dezenas de milhões de atendimentos no Vapt Vupt, que é um dos mais modernos do Brasil, 14 milhões de atendimentos no Hospital Crer, para falar só desses dois órgãos criados em nossos governos. Não há setor na vida dos goianos sem a presença marcante dos nossos governos”.
“No novo Goiás os servidores são respeitados e são chamados a tomar parte das decisões. Os servidores públicos são de qualidade porque são pensados, segundo à necessidade de cada cidadão e prestados por servidores valorizados e satisfeitos com suas condições de trabalho. No Novo Goiás as obras são de qualidade, feitas para durar, estradas de altíssimo padrão, escolas e moradias construídas segundo as técnicas mais modernas. A segurança pública, a saúde e a cultura são levadas a sério e têm recursos sempre priorizados e assegurados. Neste novo Goiás não há área na vida do cidadão sem a presença do governo. Neste novo Goiás há parceria: todos os prefeitos, independentemente de partidos, são respeitados porque eles representam o voto soberano dos goianos e republicanamente o governo apoia a todos os prefeitos, de todos os partidos”.
“Hoje eu vou rasgar o oportunismo e a hipocrisia que sempre foram marcas do deputado José Nelto… Mas encerro as minhas palavras repetindo O uso do cachimbo faz a boca torta. Quantos discursos elogiosos a mim deputado José Nelto? No passado e até bem pouco tempo. Quantos elogios? Quantas vezes o senhor esteve em minha casa para falar mal do Iris, pra falar mal do Maguito, pra falar mal do Caiado? Quantas vezes? O senhor fala em mordomias. Quantas vezes o senhor me mandou recado dizendo que queria tomar vinho comigo? Quantas vezes o senhor foi a sala de chá do Palácio das Esmeraldas, pelo menos uma ou duas, pra pedir que eu o ajudasse em suas campanhas, que o senhor poderia deixar de apoiar seus candidatos para ficar ao meu lado? Quantos favores pessoais? Eu vim aqui hoje disposto a não tolerar mais a maldade, a mentira, a dissídia…”.