#Internacional | Os argentinos foram às urnas neste domingo (19/11) e elegeram o candidato Javier Milei, ultradireitista como presidente do país, pelos próximos quatro anos. A vitória foi consagrada após 98,21% das urnas apuradas e Milei ter recebido 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sérgio Massa.
No início da tarde, ao votar, Javier Milei afirmou que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito”. Também ressaltou que o momento era de esperança.
Javier Milei é economista e promete dolarizar a economia e acabar com o Banco Central argentino visando combater a inflação que chegou a 142,7% nos últimos 12 meses, terminados em outubro. Na campanha do segundo turno, Milei recuou em algumas promessas mais fortes e prometeu não privatizar a saúde e as escolas públicas.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou as instituições argentinas pelo processo eleitoral e ao povo argentino pela participação ‘de forma ordeira e pacífica’. Mesmo sem saber quem era o vencedor, Lula desejou sorte ao próximo governo. “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu o presidente brasileiro.
Fonte: Agência Brasil e Agência Télam | Foto: Reuters