Jandaia passa a fazer parte do Mapa do Turismo

O município de Jandaia agora integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, divulgado nesta segunda-feira (26), pelo Ministério do Turismo. São 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país que fazem parte da atualização da plataforma. Dos 246 municípios goianos, apenas 79 estão no mapa.

Marta Brito, comemorando a inclusão de Jandaia no Mapa do Turismo

O novo Mapa do Turismo incluiu doze municípios goianos na lista e excluiu oito. Estão na nova lista Aurilândia, Piracanjuba, Vila Propício, Caldazinha, Jandaia, Goianésia, Portelândia e Perolândia. Já os municípios de Nova Veneza, Luziânia, Pilar de Goiás, Cocalzinho, Morrinhos, Mossâmedes, Córrego do Ouro, Cidade Ocidental, São Luís de Montes Belos, Itarumã, Ipameri e Simolândia não fazem mais parte do Mapa porque não cumpriram os critérios exigidos pelo governo federal.

Para fazer parte do Mapa do Turismo é preciso ter um órgão de turismo em atividade e o Conselho Municipal de Turismo funcionando além de ter orçamento próprio destinado ao turismo, possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo e apresentar Termo de Compromisso assinado pelo prefeito.
Goiás mantém dez regiões turísticas. São elas: Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes. O Mapa do Turismo Brasileiro é importante para que os municípios mostrem suas potencialidades turísticas e até mesmo consiga recursos voltados para o setor.
Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, todos os projetos desenvolvidos pela autarquia priorizam os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo. “Todos os projetos têm o olhar regional. O objetivo é fazer com que cada região, com suas características próprias, se desperte para a atividade turística”, informou.
Jandaia foi atrás e conseguiu ser incluída no novo mapa. A diretora de Turismo do município, Marta Arce de Brito, comemora o resultado: “Queremos trazer recursos, viabilizar projetos e envolver a população para desenvolver nossos atrativos.” Jandaia, que agora integra a Região Pegadas no Cerrado, conta com festas tradicionais, como a Cavalgada e a Festa Junina, além de sediar eventos de Parapente, ainda pouco conhecidos pelos turistas. O município também pretende fomentar o artesanato e a gastronomia da região.
Fonte: Goiás Turismo – Prefeitura de Jandaia