Jandaia inaugura posto Ecoenel para troca de lixo reciclável por desconto na conta de energia

Depois de Palmeiras de Goiás, agora será a vez de Jandaia ter um posto de coleta do programa Ecoenel, da Enel. A unidade será instalada em parceria com a Prefeitura Municipal e a Recicladora Reciclart. O programa prevê a troca de recicláveis por desconto na conta de energia elétrica. A inauguração será nesta quinta-feira, às 15 horas, em frente ao Colégio Estadual – Rua José de Faria Campos, 122 – Centro, mas a troca poderá ser feita das 10h às 18 horas. Durante a inauguração a Enel também vai trocar lâmpadas comum por modelos econômicos, de LED.

 

Cada cliente poderá trocar até três lâmpadas antigas, incandescentes ou fluorescentes, com alto consumo de energia, por outros modelos mais modernos e econômicos. Para a troca das lâmpadas é preciso levar um documento oficial com foto, a última conta de energia paga e as três lâmpadas para serem trocadas.

Troca de recicláveis

No posto de coleta de Jandaia, os clientes da Enel poderão trocar papel, papelão, jornal, revistas, garrafas PET, latinhas de alumínio, embalagens de produtos de limpeza, plástico transparente, plástico colorido, sucata de ferro e embalagens Tetra Pak, por bônus na conta de luz. Todo o material é pesado e convertido em desconto. O posto de troca vai funcionar de segunda a sexta, das 12h às 18h.

A Prefeitura de Jandaia já realiza um importante trabalho para a destinaçao correta do lixo, por meio do projeto Troca Sustentável que incentiva os moradores a trocarem lixo reciclável por frutas e verduras, uma vez por mês. O projeto já se tornou referência para outras cidades. Segundo a prefeita Milena Lopes, por trás do projeto, está a conscientização dos moradores. “Antes de mais nada, queremos conscientizar os moradores que o lixo pode ser reaproveitado e que devemos aprender a separar o reciclável seco do lixo orgânico dando a destinação correta”, disse.

 

Nesse ano, a Prefeitura de Jandaia iniciou mais uma etapa do Troca Sustentável, que prevê a compostagem de lixo orgânico nas escolas. A ideia é estender o trabalho para as residencias, de forma que todo o ciclo de coleta funcione corretamente.

Ecoenel

O projeto teve início em março de 2018 e já coletou 574 toneladas de recicláveis em Goiás, o que corresponde a uma economia de 2.691 MWh de energia ao mês, suficiente para abastecer cerca de 15 mil residências no período. Em pouco mais de um ano, a Enel Distribuição já concedeu mais de R$ 100 mil em bônus nas contas de energia elétrica de 3.553 consumidores. Ao todo são 11 postos de coleta em todo o Estado.

De acordo com a diretora de Sustentabilidade da Enel no Brasil, Márcia Massotti, o programa se tornou referência e um modelo a ser multiplicado. “O Ecoenel não é um simples programa de desconto na conta de energia. Ele garante a destinação adequada dos resíduos recicláveis, ajuda no pagamento da conta de energia de muitas famílias e ainda contribui com as melhores práticas ambientais e sociais em prol de toda a sociedade”, destacou a diretora.

Como participar

Para fazer a troca é preciso ter uma conta de energia pessoa física ou jurídica, fazer o cadastro da unidade consumidora e depois a cada troca, receber os bônus. O lixo reciclável deve ser levado já separado (por tipo) e limpo. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.