#Política | O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, de 87 anos, foi sepultado no início da noite desta terça-feira (9) sob forte comoção e aplausos de centenas de populares que estavam fora e dentro do Cemitério Santana. O político morreu nesta madrugada após três meses lutando contra sequelas de um Acidente Vascular Cerebral, sofrido em 6 de agosto.
O corpo de Iris Rezende chegou ao Aeroporto Santa Genoveva por volta de 14 horas. Logo em seguida, foi levado em um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Palácio das Esmeraldas onde foi velado. O trajeto incluiu alguns pontos importantes como o Parque Mutirama construído por Iris Rezende, a Câmara Municipal onde sua carreira política começou e Assembleia Legislativa onde foi deputado estadual e presidente.
Natural de Cristianópolis, Iris Rezende que também era advogado e pecuarista, foi um dos mais importantes políticos de Goiás, sendo vereador, prefeito de Goiânia por quatro vezes (1965,2004, 2008 e 2016), deputado estadual, senador e governador de Goiás por duas vezes (1983-1987 e 1991-1995). Também foi ministro da Agricultura e da Justiça nos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.
Iris Rezende ficou conhecido como “tocador de obras” e sempre será lembrado pela realização do mutirão que construiu mil casas populares em um único dia. Em suas gestões como governador de Goiás e prefeitos de Goiânia, construiu centenas de obras que incluem escolas, creches, asfalto, pontes, viadutos, hospitais, maternidade, ginásios de esporte, entre outras.