Irã faz ataques contra Israel com uso de drones

#Internacional | O fim de semana começou com ataques do Irã contra Israel, utilizando drones. As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram que houve os ataques em represália já esperada, mas abateu 99% dos projéteis. A onda de ataques levou horas para chegar a Israel, a uma distância de 1.800 quilômetros. Diante dos ataques, as forças israelenses entraram em alerta máximo e estão ‘monitorando os alvos’. Uma menina de 7 anos ficou ferida e está em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No dia primeiro de abril, Israel fez um ataque ao consulado do Irã na Síria e matou vários comandantes iranianos. Israel não assumiu a autoria formalmente. Depois dos ataques o Irã prometeu fazer retaliações.

Neste sábado (13/04), pouco antes do lançamento dos drones iranianos, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu disse que os ‘sistemas defensivos’ estão funcionando. “Estamos prontos para qualquer cenário, tanto defensivamente como ofensivamente. O Estado de Israel é forte. As FDI são fortes. O público é forte”, afirmou Netanyahu.

Hoje (14/04), as IDF disseram que o Irã disparou mais de 300 mísseis e drones contra Israel e que 99% dos projéteis foram interceptados, afirmou o porta-voz dos militares, Daniel Hagari. Foram 180 drones com explosivos, 120 mísseis balísticos e 30 mísseis de cruzeiro. Alguns atingiram a infraestrutura da Base Aérea de Nevatim, no sul de Israel , mas as base está funcionando normalmente.

Uma menina de 7 anos ficou ferida, segundo a imprensa local – The Time of Israel. A criança foi atingida por estilhaços de um míssil balístico interceptado, que caíram sobre sua casa. Passou por cirurgia e está em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Do lado do Irã, as autoridades afirmaram que os mísseis disparados ultrapassaram o sistema de defesa de Israel. O Domo de Ferro interceptou a maioria dos projéteis, que foram abatidos antes que cruzassem o território israelense, disseram as autoridades israelenses.

A rivalidade entre Israel e Irã já dura anos e provoca instabilidade no Oriente Médio. Até 1979, as relações entre os dois países foram cordiais.

Uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidade (ONU) foi convocada para este domingo (14/04), em Nova Iorque, Estados Unidos. O encontro ocorre depois de um pedido feito por Israel.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que vai convocar os líderes do G7 para planejar ‘uma resposta diplomática unida ao descarado ataque do Irã’.

Fonte: Folha Press e UOL | Foto: Internet