#Estado | O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento de veículos automotores (IPVA) e do licenciamento de veículos automotores adquiridos ou desembaraçados em Goiás, foi divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Economia. Para 2022, não haverá aumento da alíquota, segundo o governo. A última alteração nas alíquotas foi em 2015.
O IPVA continua com o parcelamento em três vezes ou parcela única na data limite para o pagamento, começando pela placa de final 1, em janeiro e final 0, em outubro, se o pagamento for parcelado. Caso o proprietário prefira pagar à vista, o prazo para placa com final 1, vence em 30 de março e para a placa final 0, em 30 de novembro.
Para saber o valor do seu IPVA, basta acessar o site do Detran e preencher o cadastro com dados do veículo. O site é detran.go.gov.br
O valor do IPVA do veículo usado, foi calculado com base no valor de mercado local, seguindo pesquisa da Fipe (Fundação de Pesquisa Econômica). A tabela serve de referência para a cobrança do imposto e está incluída na Normativa da Secretaria da Economia que fixa o calendário. O veículo novo em Goiás, não paga IPVA no ano de sua aquisição.
Veículos a partir de 15 anos de uso também não pagam IPVA e nem de veículos de Pessoas com Deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar. Veículos de locadora também têm redução do imposto.
O contribuinte que é cadastrado no programa Nota Fiscal Goiana tem desconto de 5% a 10% no imposto, dependendo do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais.
ALÍQUOTAS:
1,25% – Ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.
3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos).
3,45% para os veículos utilitários
3,75% para veículos terrestres de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.