#Estado | O governador Ronaldo Caiado enviou à Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que visa ampliar o prazo do parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para dez vezes, antes do vencimento. Hoje o parcelamento só pode ser feito em três vezes. O texto foi elaborado pela Secretaria da Economia e pode ser implementado ainda em 2022.
Após aprovação do Projeto de Lei, o governo fará um novo calendário com a previsão de ampliação do pagamento para este ano, conforme cada vencimento.
Segundo a Secretaria de Economia a alíquota do IPVA não terá alteração. Continua 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente; 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100cv, 3,45% para veículos utilitários; e 3,75% para veículos terrestre de passeio, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados.
Segundo a secretária de Economia, Cristiane Schmidt, “desde 2015, não há alteração na alíquota do IPVA, mas com a valorização dos carros usados no mercado brasileiro, houve um aumento no valor final pago pelo imposto”, esclareceu.