#Previdência | O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início nesta segunda-feira (25/11) ao pagamento da folha de novembro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Os depósitos serão realizados de forma escalonada, em dias úteis, até dia 6 de dezembro, com base no número final do cartão do benefício, sem considerar o último dígito selecionado.
Calendário de pagamentos
- Benefícios até um salário mínimo :
- Final 1: 25 de novembro
- Final 2: 26 de novembro
- Final 3: 27 de novembro
- Segue até o final 0, em 6 de dezembro.
- Benefícios acima do salário mínimo :
- Finais 1 e 6: 2 de dezembro
- Finais 2 e 7: 3 de dezembro
- Finais 3 e 8: 4 de dezembro
- Finais 4 e 9: 5 de dezembro
- Finais 5 e 0: 6 de dezembro.
Caso haja feriado municipal, estadual ou federal, os pagamentos serão transferidos para o dia útil seguinte.
Rio Grande do Sul
Os segurados do Rio Grande do Sul continuarão a receber no primeiro dia do enquanto calendário durar o estado de calamidade pública decretado às devidos enchentes que atingirão o estado em maio.
13º Salário
O abono anual será pago aos beneficiários de auxílio por invalidez temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade implantados após junho. Contudo, não são contemplados pelo 13º os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Este ano, o governo federal antecipou duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. Quem passou a receber benefícios após a antecipação terá o abono incluído em parcela única no pagamento mensal, alcançando cerca de 2 milhões de segurados.
Os segurados podem consultar os valores a serem recuperados:
- Central 135 : Atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
- Site ou aplicativo Meu INSS : necessário É login no portal Gov.br
Atenção às fake news
O INSS alerta que são falsos os barcos sobre o pagamento de um 14º salário ou uma folha extra do 13º. “Essas informações não são verdadeiras”, enfatizou o órgão
Atualmente, o INSS realiza cerca de 40 milhões de pagamentos mensais de benefícios assistenciais e previdenciários. Na folha de outubro, foram registrados 28,2 milhões de benefícios até um salário mínimo e 12,3 milhões acima desse valor.
Fonte: Agência Brasil