#Previdência | O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, nesta segunda-feira (26/05), a devolução de R$ 292 milhões referentes a mensalidades associativas descontadas indevidamente de aposentados e pensionistas em todo o país. Os valores dizem respeito à folha de pagamento de abril, que já havia sido fechada antes da suspensão dos acordos com entidades que aplicavam os descontos diretamente nos benefícios.
A medida ocorre após uma megaoperação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelar um esquema de cobranças não autorizadas praticadas por sindicatos, associações e outras entidades. Diante da gravidade da situação, o INSS suspendeu todos os acordos de cooperação técnica que permitiam tais descontos diretamente na folha de pagamento.
Embora os descontos tenham sido feitos, o INSS reteve os valores antes de repassá-los às entidades envolvidas. Agora, os recursos estão sendo restituídos automaticamente aos beneficiários, seguindo o calendário oficial de pagamentos do instituto.
Veja as datas de devolução:
Para quem ganha até um salário-mínimo:
- Final 1 – 26 de maio
- Final 2 – 27 de maio
- Final 3 – 28 de maio
- Final 4 – 29 de maio
- Final 5 – 30 de maio
- Final 6 – 2 de junho
- Final 7 – 3 de junho
- Final 8 – 4 de junho
- Final 9 – 5 de junho
- Final 0 – 6 de junho
Para quem ganha acima de um salário-mínimo:
- Finais 1 e 6 – 2 de junho
- Finais 2 e 7 – 3 de junho
- Finais 3 e 8 – 4 de junho
- Finais 4 e 9 – 5 de junho
- Finais 5 e 0 – 6 de junho
Devolução de mensalidades mais antigas
Aposentados e pensionistas que identificarem descontos indevidos anteriores ao período atual também podem solicitar a devolução. Para isso, é necessário informar ao INSS, por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135, que não reconhecem os débitos realizados em seus benefícios.
Não é preciso anexar documentos ou fornecer informações adicionais. O INSS notificará a entidade responsável pelo desconto para que apresente a autorização. Caso a entidade não comprove a autorização, os valores deverão ser devolvidos ao Instituto, que repassará o montante ao beneficiário.
Atenção a golpes
O INSS alerta que não solicita documentos, fotos, senhas ou dados bancários por redes sociais, WhatsApp ou e-mail. Todas as informações e serviços devem ser acessados apenas por canais oficiais, como o aplicativo e o site Meu INSS ou pelo telefone 135.
O processo de devolução é totalmente gratuito e seguro, e os pagamentos serão feitos pelo mesmo meio utilizado para o depósito dos benefícios regulares, seja conta bancária ou cartão magnético.
Fonte: Agência Brasil | Foto: AB