Inscrições para o Enem 2025 vão de 26 de maio a 6 de junho; veja regras e novidades do exame

#Universidade | Começa nesta segunda-feira (26/05) o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos têm até o dia 6 de junho para se inscrever pela Página do Participante, no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até o dia 11 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que receberão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

Certificação do Ensino Médio

Uma das principais novidades anunciadas é a retomada da possibilidade de certificação do ensino médio para candidatos com mais de 18 anos que ainda não concluíram os estudos. Para obter o certificado, será necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e nota mínima de 500 pontos na redação.

Como serão as provas

O Enem terá duas etapas de aplicação, em dois domingos consecutivos:

  • Dia 1 (9 de novembro): Redação e provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.
    • Duração: 5h30 (13h30 às 19h)
  • Dia 2 (16 de novembro): Provas de Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
    • Duração: 5h (13h30 às 18h30)

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília.

Acessibilidade e Nome Social

O edital prevê atendimento especializado a participantes com deficiências, transtornos e outras condições específicas, como gestantes, lactantes, estudantes hospitalizados ou idosos. Candidatos que desejarem ser identificados por nome social devem estar com os dados atualizados na Receita Federal.

Reaplicação

As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que, comprovadamente, não puderem comparecer por motivos como problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Isenção da Taxa

Participantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, concluintes do ensino médio em escolas públicas ou que utilizarão o Enem para certificação terão isenção automática da taxa, mesmo sem solicitação prévia.

As informações completas estão disponíveis no edital publicado na edição extra do Diário Oficial da União. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público, por meio do Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito em instituições internacionais.

Fonte: Agência Brasil