#Esporte | Os estudantes de escolas municipais, estaduais, federais e particulares, já podem se inscrever para a edição 2022, dos Jogos Estudantis de Goiás. O prazo de inscrição vai até 18 de março, diretamente na escola. Se você é apaixonado por esporte, esta é a hora de você mostrar o seu talento. O evento é organizado pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Os Jogos Estudantis estão previstos para começar em abril, nas fases municipal e intermunicipal. As escolas que quiserem promover jogos interclasse em março, deverão completar essa etapa nas unidades. Já a fase final dos jogos, a etapa estadual, está prevista para junho e agosto deste ano.
O objetivo da competição é motivar os alunos e ajudar a reduzir a evasão escolar, afirma o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Marco Maia. “Esses jovens têm o desejo de mostrar suas habilidades, o que aprenderam nos treinos e nas aulas de Educação Física. Dos Jogos Estudantis surgem novos talentos esportivos, inclusive para o alto rendimento”, afirma o superintendente.
Os Jogos Estudantis são divididos em duas categorias: Infanto, para estudantes de 12 a 14 anos e Juvenil, para alunos de 15 a 17 anos. Os atletas passam por até cinco fases na competição, sendo: Interclasse (optativo), Municipal (sob demanda), Intermunicipal, Regional e Estadual.
Os vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás são selecionados para representar o Estado nos jogos nacionais (Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros).
São 21 modalidades esportivas, sendo 13 individuais, 4 coletivas e 4 individuais paralímpicas.
- Atletismo (feminino e masculino)
- Badminton (feminino e masculino)
- Ciclismo (feminino e masculino)
- Ginástica Artística (feminino e masculino)
- Ginástica Rítmica (feminino e masculino)
- Judô (feminino e masculino)
- Karatê (feminino e masculino)
- Natação (feminino e masculino)
- Taekwondo (feminino e masculino)
- Tênis de Mesa (feminino e masculino)
- Vôlei de Praia (feminino e masculino)
- Wrestling ou Luta Olímpica (feminino e masculino)
- Xadrez (feminino e masculino)
- Basquetebol (feminino e masculino)
- Futsal (feminino e masculino)
- Handebol (feminino e masculino)
- Voleibol (feminino e masculino)
- Atletismo Paralímpico (feminino e masculino)
- Natação Paralímpica (feminino e masculino)
- Parabadminton (feminino e masculino)
- Tênis de Mesa Paralímpico (feminino e masculino)
Este ano, a Seduc, seguirá um Protocolo de Biossegurança, assim como ocorreu no ano passado. Não tem torcida presencial e os jogadores foram divididos em grupos com escala de chegada e partida para evitar aglomeração.