#Universidade | As inscrições para o curso básico de Introdução à Ciência da Computação (CC50), oferecido pela Universidade de Harvard, em parceria com o Governo de Goiás, continuam abertas. Em pouco mais de dois meses, quase três mil pessoas já se inscreveram no programa, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Escola do Futuro de Goiás (EFG), em conjunto com a Fundação Estudar. Os interessados em participar podem se inscrever através do site inovacao.go.gov.br.
O CC50 é voltado para pessoas que têm interesse em Ciência da Computação, mesmo que não possuam nenhum conhecimento prévio no assunto. O curso é totalmente gratuito e oferece a opção de realizá-lo de forma on-line ou presencial na Escola do Futuro de Goiás (EFG) Luiz Rassi, localizada no Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. Os inscritos têm um prazo de seis meses para concluir as 70 horas de aulas, que abrangem teoria, estudo de caso e monitoria.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, ressalta que a oportunidade de participar de um curso desse nível gratuitamente pode despertar o interesse de muitas pessoas que, de outra forma, não teriam acesso à tecnologia. Segundo ele, “Queremos popularizar a ciência e a tecnologia, mostrando que elas são opções profissionais para todos os públicos. Queremos estimular cada vez mais os goianos a formarem uma legião de desenvolvedores, programadores e profissionais de tecnologia em Goiás”.
Ao concluir todas as atividades, os participantes receberão um certificado emitido pela Fundação Estudar, em parceria com as Escolas do Futuro de Goiás. Durante o CC50, os alunos aprenderão a resolver problemas de programação de forma eficiente, tendo acesso a conceitos de algoritmos, estruturas de dados, abstração, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software, desenvolvimento web e linguagens de programação, incluindo C, Python, SQL e JavaScript, além de CSS e HTML.
Para aqueles que não possuem computador ou uma conexão de internet de qualidade em casa, o curso também oferece a opção de realizá-lo no Laboratório de Informática da EFG Luiz Rassi. As turmas presenciais são formadas conforme a demanda, e os monitores da unidade estão disponíveis para auxiliar os alunos.
A parceria entre o Governo de Goiás e a Fundação Estudar está prevista para continuar até dezembro de 2025, e as inscrições para o CC50 permanecerão abertas até uma data próxima ao término dessa parceria.
Foto: Edinan Ferreira