#Brasil | Antes de iniciar a viagem ao exterior nesta segunda-feira (27/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, indicou os nomes de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República. Os dois devem ser sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado Federal, no dia 13 de dezembro. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que fará uma concentração de esforços para realizar a sabatina. Só após a aprovação será realizada a cerimônia de posse.
Flávio Dino é o atual ministro da Justiça do governo Lula e disse que está “imensamente” honrado com a indicação. “Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação”. Dino assumirá a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou, ao completar 75 anos, no início do mês. Weber foi nomeada pela então presidente Dilma Rousseff, em 2011.
Dino é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi juiz federal por 12 anos. Na política, foi deputado federal pelo Maranhão, presidente da Embratur, governador do Maranhão por duas vezes e senador.
Paulo Gonet vai ocupar a vaga deixada por Augusto Aras, cujo mandato na PGR terminou no fim de setembro. É subprocurador-geral da República e vice-procurador-geral Eleitoral. Tem 37 anos de carreira no Ministério Público.
Fonte: Agência Brasil | Foto: AB