#Brasil | Um estudo da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelou que mais da metade dos proprietários de motocicletas no Brasil não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, necessária para conduzir esses veículos. Dos 34,2 milhões de donos de motocicletas, motonetas e ciclomotores, 53,8% (ou 17,5 milhões de pessoas) não são habilitados a pilotá-los.
Além disso, a pesquisa destacou um dado curioso: 61% dos que possuem habilitação para conduzir motos não possuem uma motocicleta registrada em seu nome. Esses números chamam a atenção para a falta de regularização de muitos condutores e para um comportamento incomum no uso de motocicletas.
O levantamento da Senatran, baseado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), também mostrou que o Brasil tem visto um crescimento exponencial na frota de motocicletas. Hoje, esses veículos representam 28% de toda a frota nacional, um número que deve continuar aumentando. Segundo o estudo, em menos de quatro anos, as motocicletas deverão representar mais da metade dos novos emplacamentos de veículos no país.
Entre 2019 e 2024, o número de emplacamentos de motocicletas quase dobrou. Nos primeiros seis meses de 2019, foram 530 mil unidades emplacadas, número que saltou para 933 mil no mesmo período de 2024, um aumento de 76%. Mesmo com a pandemia, que afetou temporariamente a produção, o setor voltou a crescer rapidamente, e só em 2024 já foram produzidas 1 milhão de motocicletas — o melhor resultado desde 2012, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
O estudo também destacou que a preferência por motocicletas está ligada a fatores econômicos e à mobilidade urbana. Esses veículos são mais acessíveis em termos de custo de aquisição e manutenção, além de oferecerem economia de combustível. No trânsito cada vez mais congestionado das cidades brasileiras, as motocicletas proporcionam maior agilidade e rapidez para chegar ao destino, sendo uma solução eficiente para muitos trabalhadores, especialmente em áreas com infraestrutura de transporte público limitada.
Com esses dados, o estudo da Senatran aponta que, além da popularidade crescente das motocicletas, há um desafio a ser enfrentado no que diz respeito à regulamentação e à segurança no trânsito. Muitos condutores estão circulando de forma irregular, o que pode agravar os índices de acidentes e complicar a fiscalização nas vias públicas.
Fonte: G1 | Foto: Agência Brasil