#Brasil | O Ministério da Saúde divulgou que ao menos três casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron, já foram identificados no país. A descoberta foi feita a partir de sequenciamento genético, pela Fiocruz. Os casos foram registrados no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
O laboratório da Friocruz trabalha em conjunto com o Ministério da Saúde e vem atuando no mapeamento de genomas do vírus desde o início da pandemia da Covid-19. De acordo com a Fiocruz essa nova linhagem é mais contagiosa, mas ainda é desconhecido se ela é mais perigosa.
Em outras partes do mundo, especialmente na Ásia e na Europa há registros do aumento de casos de Covid-19, ligados à subvariante Ba.2
Saiba mais:
Cada variante do novo Coronavírus que causa a doença Covid-19, apresenta várias subvariantes. A Delta, por exemplo, tem 200 subtipos diferentes. A Ômicron também segue esta linha e já tem as linhagens BA.1, BA.2, BA.2 e B.1.1529.
Um estudo feito na Dinamarca aponta que a BA.2 é mais transmissível do que a BA.1 e mais capaz de infectar pessoas vacinadas.
Fontes: Agência Brasil e G1 | Foto: Niaid