#MeioAmbiente | O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), doou 45 toneladas de resíduos recicláveis para o Movimento Lixo Zero Goiás, em 2022. A ONG há sete anos trabalha com conscientização e preservação do meio ambiente no estado, através de ações que provocam a mudança de hábitos da sociedade.
Segundo a coordenadora do Movimento Lixo Zero em Goiás, Raquel Pires Sales, o trabalho da organização é impactar pessoas, fazendo com que elas mudem hábitos de vida e sejam mais sustentáveis e saudáveis. Ela ainda reforça que a doação realizada pelo Hugol foi encaminhada para a cooperativa Cooper Rama e beneficiou dezenas de famílias.
Raquel ainda diz que essa doação promove vários benefícios. Com a retirada desses resíduos da natureza, o material pode ser reciclado, e assim gerar renda e levar dignidade para várias pessoas. “O benefício desse material gera renda para cooperativa, traz trabalho e inclusão através dos catadores. O Hugol, como maior hospital público do Centro Oeste, dá exemplo ao fazer o correto encaminhamento dos recicláveis produzidos na unidade”, afirma.
O Biólogo do Hugol, Rhuan Rosa Alves, diz que a unidade realiza fluxos rigorosos na coleta dos resíduos, desde a capacitação dos colaboradores, até a segregação do material. É realizado diariamente a pesagem de tudo que é coletado nas dependências do Hugol. “Essa mensuração é realizada de duas formas. Internamente o hospital realiza a pesagem da quantidade de resíduos produzidos todos os dias. Também conseguimos mensurar, através do demonstrativo de coleta que é cadastrado no site do Ministério do Meio Ambiente.Todo resíduo que sai do hospital deve ser declarado junto ao órgão ambiental”, diz.
O Hugol possui um sistema de lixeiras com cores diferenciadas, para auxiliar os colaboradores e usuários no descarte correto dos resíduos. O recipiente de cor preta é para descarte de resíduos comuns, que são aqueles similares aos produzidos em casa. A lixeira de cor branca é destinada aos infectantes, que são resíduos com a possível presença de agentes biológicos. As vermelhas, são para descarte de sangue em forma livre e as lixeiras azuis são destinadas aos materiais recicláveis.