#Informecial – Por Marcos Barbosa de Jesus | GO In Foco |
Com quase 50 anos, o Hospital Olavo Schermer se prepara para nova expansão e busca oferecer sempre, um atendimento com excelência. Há exatos 49 anos, em outubro de 1969, sua história teve início com o sonho de dois médicos Francisco de Castro Azeredo e José Neci Lopes da Silva. O GO In Foco traz um pouco da história desta importante unidade de saúde que atende Palmeiras de Goiás e região.
Recém-casados, os médicos que acabaram de se formar, queriam iniciar a carreira profissional na região de Palmeiras. Quando estavam procurando a cidade ideal, sofreram um pequeno incidente próximo a Paraúna. O carro que os transportavam caiu no leito do Rio Turvo. Diante dessa situação, os médicos e suas esposas resolveram voltar para Palmeiras de Goiás, entendendo que seria um sinal do destino.
Retornaram e fundaram um hospital para cuidar da saúde das famílias que moravam na região. Surgiu assim, a empresa Azeredo e Silva Ltda que mais tarde passou a se chamar Hospital Olavo Schermer em homenagem ao padre Olavo Schermer e aos vicentinos que haviam cedido o primeiro alojamento para o atendimento médico.
Projeto arquitetônico planejado
Somente em 1980, foi possível desenvolver o projeto de construção do Hospital Olavo Schermer em terreno próprio e com ambientes adequados, com 1.173 m² de área construída e um amplo terreno com 2.901 m². Para homenagear um dos pioneiros da medicina em Palmeiras de Goiás, os proprietários escolheram o médico José Mendonça de família tradicional, dando o nome dele ao moderno centro cirúrgico do hospital.
Para atender à demanda de crescimento da cidade e região, a administração do Hospital Olavo Schermer está construindo outros 1.200 m², para a área de diagnóstico (laboratórios, ultrassonografia, endoscopia, tomografia, raio-X e consultórios médicos. No total serão quase 2.400 m² de área construída.
Família Olavo Schermer em crescimento
Em novembro de 1990, o hospital ganhou dois novos sócios, dentro da visão de crescimento que esta importante unidade de saúde merecia. Passaram a integrar a sociedade os médicos Esron Marques de Brito (cirurgião e ultrassonografista) e Osvaldo Cassiano de Faria (clínico geral e endoscopista).
Já em 1997, mais um reforço na sociedade, com o médico Paulo Tavares da Fonseca (clínico geral) e a biomédica Malba Parreira de Castro Perillo. Em 2005, foi a vez do médico Paulo César D’Assunção Junior (cirurgião plástico) também fazer parte da família Olavo Schermer.
No ano de 2010, os fundadores Francisco e José Neci se aposentaram e deixaram o hospital sob a responsabilidade dos sócios Esron, Osvaldo e Paulo. Os anos se passaram e nova reformulação na sociedade, ficando atualmente como proprietários os médicos Esron Marques de Brito e Paulo Tavares da Fonseca.
O corpo clínico do Hospital Olavo Schermer sempre está em crescimento. Constantemente a diretoria busca novas especialidades e profissionais para um atendimento de excelência aos seus pacientes.
Hoje, o Hospital Olavo Schermer conta com 43 médicos que fazem o atendimento através de 19 especialidades: anestesiologia, cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, medicina do trabalho, nutrologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, radiologia e urologia. Outros 15 profissionais da equipe multidisciplinar trabalham nas áreas de psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, biomedicina e enfermagem.
Além dos especialistas, o hospital também possui laboratório de análises clínicas e realiza exames de radiologia, ultrassonografia, cardiológicos, oftalmológicos e fonoaudiológicos e videoendoscopia, além dos testes da orelhinha, do pezinho e do olhinho.
Completam a estrutura, um centro cirúrgico com três salas para cirurgia, sala pós-anestésica (recuperação), sala de banho do bebê e demais dependências como sala de esterilização, sala para raio-x, endoscopia, ultrassonografia e colonoscopia, entre outras. O hospital mantém ainda um posto de coleta do laboratório em Jandaia.
HOSPITAL OLAVO SCHERMER EM NÚMEROS:
43 médicos
15 profissionais da equipe multidisciplinar
3.210 consultas/mês (média)
814 exames de imagens/mês
92 procedimentos cirúrgicos/mês
13 tipos de convênio (aceita)