Por Marcos Paulo Bonifácio Marinho
Nos últimos dias tem se falado em nossa cidade sobre o pedido do Ministério Público Estadual ao Poder Executivo palmeirense, para que seja feita a substituição de nomes de pessoas ainda vivas, que foram homenageadas, emprestando seus nomes a algumas repartições públicas de Palmeiras de Goiás, como Hospital Municipal, Posto de Saúde, Escola, Praças, dentre outros logradouros públicos.
Pois bem, visto que a Prefeitura Municipal já está providenciando a substituição dos nomes, os quais são também personalidades de muita importância e que contribuíram com nossa cidade, trago a toda a comunidade palmeirense uma sugestão, principalmente as autoridades responsáveis por tais substituições, no caso o prefeito municipal Vando Vitor Alves.
A sugestão que apresento publicamente é que se dê o nome ao Hospital Municipal de Doutor José Bueno de Lima, que foi o primeiro filho de Palmeiras de Goiás a se formar em Medicina. Obteve sua formação no Rio de Janeiro, então capital imperial do Brasil, é filho de Dona Claudina, que era irmã do Senhor Raimundo Bueno, mesma família do Senhor Zêza, Mesquita (Antonio Bueno) que foi esposo de Dona Iracema.
Infelizmente o médico palmeirense faleceu ainda jovem, poucos anos depois de sua formação, devido a uma infecção ocasionada por um acidente que sofreu em um banheiro quando estava em viagem.
Com certeza, o jovem profissional da saúde, faria muito mais por nossa cidade e população se tivesse tido mais anos de vida.
Vejo que seria justa e honrosa a sua memória e a seus familiares tal homenagem, resgatando e valorizando a história local.
Marcos Paulo Bonifácio Marinho, empresário, cidadão palmeirense que gosta de sua história e seus personagens.
Colaboração: informações extraídas do livro ‘A História de Palmeiras de Goiás, antiga São Sebastião do Allemão’, de autoria do Senhor José Pereira Lopes Júnior, que ganhei um exemplar de presente dado pelo autor.