Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) comemora 80 anos de existência

#Saúde | O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), lançou no dia 30 de junho, a campanha “10 anos de gestão, 80 anos de vida”. A iniciativa tem como objetivo celebrar as oito décadas de existência da unidade, localizada em Goiânia.

Fundado em 1943 como Leprosário Colônia Santa Marta, o hospital passou por transformações ao longo dos anos, conforme as novas políticas de atenção aos portadores de hanseníase e as diretrizes nacionais de desospitalização para esses pacientes. Em 1983, foi convertido em Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS Santa Marta).

Em 2013, a unidade passou a ser administrada pela Agir, o que resultou em uma expansão dos serviços médicos, multiprofissionais e de exames. Além disso, foram construídas a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), a Residência Assistencial (RA) e um novo ambulatório especializado em feridas crônicas, o único do tipo em Goiás. A área verde de mais de 40.000m² pertencente à unidade também passou a receber manutenção regular, tornando-se não apenas um diferencial ecológico, mas também um apoio adicional para a recuperação dos pacientes.

Ao longo do segundo semestre de 2023, estão programadas uma série de atividades em celebração ao legado da unidade e sua importância, que se confunde com a própria história de Goiás. Um destaque é o projeto do Acervo Colônia Santa Marta, uma exposição que reunirá itens históricos relacionados à unidade e seus moradores, prevista para dezembro, quando o aniversário será oficialmente comemorado.

Luiz Sampaio, diretor-geral da unidade, destaca que a história do HDS é singular no país. Durante algumas décadas, a unidade assemelhava-se mais a uma pequena cidade, com seus próprios serviços, do que a um hospital. Com o avanço do tratamento contra a hanseníase, os pacientes residentes gradualmente deixaram de vir, e alguns puderam retornar às suas casas de origem. No entanto, alguns permaneceram e continuam até hoje. Para esses pacientes, o HDS é mais do que uma unidade hospitalar, é o seu lar.

André Alves dos Santos, diretor administrativo financeiro da unidade, ressalta que a administração por uma organização social (OS) deu uma nova vida ao HDS. O patrimônio existente pôde ser preservado, e os pacientes residentes, que antes viviam em antigos pavilhões, ganharam novos quartos na Unidade de Residência Assistencial, recebendo assistência de equipes 24 horas por dia.

A Dra. Lívia Evangelista da Rocha Aguilar, diretora técnica da unidade, destaca o papel extremamente relevante do HDS no tratamento de pacientes idosos e com doenças crônicas. Ela expressa sua alegria em fazer parte da família HDS e testemunhar o crescimento e as melhorias ocorridas ao longo dos anos.

Recentemente, foi inaugurado um novo ambulatório de feridas crônicas na unidade, ampliando esse serviço para os pacientes em um ambiente confortável e com toda a estrutura necessária para um atendimento humanizado e de qualidade. Desde fevereiro, o HDS também oferece exames anatomopatológicos, doppler e ultrassom, ampliando o leque de exames disponíveis para a população de Goiás.

De janeiro a junho de 2023, foram realizados mais de 50 mil atendimentos nos diversos serviços oferecidos à população, resultado de uma gestão pautada na visão da unidade como referência em atenção humanizada aos pacientes e moradores. Atualmente, o HDS conta com mais de 50 profissionais dedicados diariamente a fornecer cuidados de qualidade e se tornar um referencial no cuidado de vidas.