#Bancos | O Documento de Ordem de Crédito (DOC) que já foi muito utilizado no Brasil, deixará de existir em 29 de fevereiro próximo. Mas, atenção! Hoje (15/01) é o último dia para utilizar o serviço, podendo inclusive, deixar transferências agendadas até 29 de fevereiro, quando de fato, o serviço será encerrado. O prazo dado é para que os bancos terminem de processar todos os pagamentos. A Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada apenas por empresas, também deixará de ser oferecida hoje. O prazo termina às 22 horas.
O DOC foi criado há quarenta anos, no ano de 1985 e era um dos serviços financeiros mais utilizados, permitindo transferência de recursos até às 22 horas, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte ao pedido. Depois da chegada do PIX, que faz transferência instantânea, 24 horas por dia, teve uma redução drástica, perdendo até para o cheque.
Dados do Banco Central (BC) e divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que as transações por DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, representando apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período. Ficou atrás dos cheques, que tiveram 125 milhões de emissões.
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) utilizada principalmente para transferência de grandes valores, continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada.
Movimentação financeira em 2023:
1º PIX – 17,6 bilhões de operações
2º Cartão de Crédito – 8,4 bilhões
3º Cartão de Débito – 8,4 bilhões
4º Boletos – 2,09 bilhões
5º TED – 448 milhões
6º Cheques – 125 milhões
7º DOC – 18,3 milhões
Fonte: Agência Brasil | Foto: José Cruz/AB