#Saúde | O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizou na terça-feira (04/07), um feito importante na área da saúde ao realizar duas cirurgias de transplante renal em adolescentes. Os pacientes beneficiados são Anderson Marzagão, de 14 anos, e Maria Sophia Borges Oliveira, de 13 anos, que há tempos enfrentavam problemas renais crônicos e dependiam de sessões de hemodiálise para sobreviver. Mesmo que a idade cronológica de ambos seja de adolescentes, a idade óssea deles é estimada em apenas nove anos, o que demonstra o atraso no desenvolvimento causado pela doença renal.
As cirurgias, conduzidas pelo médico cirurgião Marcus Vinícius Chalar, são consideradas delicadas, pois a estrutura dos pacientes é semelhante à de crianças. Esse atraso no desenvolvimento físico e as privações causadas pela doença os tornaram prioritários na fila de transplantes. O Dr. Chalar ressalta que o procedimento é um trabalho minucioso que tem apresentado sucesso, proporcionando uma perspectiva de crescimento normal e uma qualidade de vida muito melhor para esses pacientes.
Para Anderson, que esperou na fila por um mês, o transplante significa a esperança de uma vida mais ativa e comum para um adolescente, desejando correr, nadar e até mesmo andar a cavalo após a cirurgia. Por sua vez, Maria Sophia enfrentou problemas ainda mais sérios, como falência renal e perda da visão devido a um derrame. Após a cirurgia, ela almeja ter uma vida normal, focada em estudar e brincar sem sentir os constantes mal-estares causados pela doença.
O HGG demonstra mais uma vez seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, ao oferecer atendimento especializado e oportunidades de uma vida plena para seus pacientes. Os transplantes renais realizados no hospital têm impactado significativamente a vida de muitas pessoas, permitindo-lhes viver sem a dependência de tratamentos de diálise e retomar suas atividades cotidianas. A equipe médica do HGG continua trabalhando incansavelmente para promover melhorias na saúde e proporcionar um futuro mais promissor para os que necessitam desse tipo de intervenção. As fotos divulgadas pelo hospital durante o procedimento mostram a dedicação dos profissionais envolvidos e a esperança refletida nos olhos de Anderson e Maria Sophia, diante da possibilidade de uma nova vida que se aproxima.