#Paraúna (GO) | A Cia Hering confirmou nesta segunda-feira (22/05) ao GO In Foco, o encerramento da operação na unidade de Paraúna. Em nota (veja abaixo), a companhia garantiu que todos os direitos dos trabalhadores serão cumpridos, conforme a legislação e normas coletivas e justificou o fechamento devido a “reestruturação da operação industrial da companhia, que se dá, unicamente, pela necessidade de readequação dos produtivos às alterações na demanda”. Na sexta-feira (19/05) divulgamos o fechamento da unidade e a demissão de todos os colaboradores, provocando uma grande surpresa à população local.
O comunicado interno da empresa, foi feito durante reunião realizada por volta de meio-dia de sexta-feira (19/05). Funcionários ficaram assustados. “Nesta semana trabalhamos até terça-feira e voltamos hoje para a reunião, mas sem saber de nada. Foi um susto para todos e muitos começaram a chorar”, disse uma funcionária que mora em Palmeiras e que estava há três meses na empresa.
Em Paraúna, funcionários que trabalhavam há 12 anos na empresa, entraram em desespero. “Acabou de anunciar que está encerrando as atividades aqui. O que vai ser de mais de 200 pessoas? Em maio, fiz 12 anos aqui no galpão”, disse outra colaborada que não quis se identificar.
A Hering chegou à Paraúna, a partir de 2011 e se instalou em um galpão cedido pela Prefeitura Municipal, pelo período de 30 anos (o prazo ainda não venceu). Também foi concedida a isenção do IPTU por este prazo. Além disso, a Prefeitura fez toda a estrutura de asfalto, meio fio e sinalização em volta da empresa.
A Hering foi criada há mais de 140 anos e é uma das marcas nacionais mais conhecidas. Possui lojas franqueadas em várias parte do Brasil e unidas em cidades goianas como Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, Anápolis e Goianésia, mas envolvendo produção e mão de obra em cerca de 40 cidades com contratos de facção.
A reportagem também conversou com o prefeito Paulinho do Luzitana, que disse que também foi pego de surpresa com a decisão da Hering. “Não ficamos sabendo de nada sobre esse fechamento. Nos preocupa muito, pois são famílias que ficarão desempregadas. Estamos buscando mais informações para entender a real decisão da empresa que está instalada em nosso município há mais de uma década”, disse.
Confira na íntegra a nota da Cia Hering sobre o fechamento da unidade de Paraúna:
A Cia. Hering informa que encerrou na sexta-feira, 19/5, as atividades da unidade industrial de Paraúna, Goiás. O movimento é fruto da reestruturação da operação industrial da companhia, que se dá, unicamente, pela necessidade de readequação dos produtivos às alterações na demanda.
A empresa reitera a importância de Goiás, estado que virou referência na indústria têxtil, para seu modelo de negócio. Reforça, ainda, que todos os direitos dos trabalhadores serão resguardados de acordo com a legislação e normas coletivas, inclusive com o apoio direto do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Goiás, que representa os trabalhadores.