#Esporte | As Paralímpiadas de Tóquio começam no dia 24 de agosto e a expectativa é grande para medalhas, especialmente de atletas goianos. Um deles é Hélcio Perilo que disputará a competição na modalidade Tiro ao Arco. O Brasil estará presente em 20 modalidades e Goiás terá atletas em sete modalidades.
Hélcio Perilo, 52 anos, é natural de Palmeiras de Goiás e disputará a competição na modalidade Tiro ao Arco. Antes de 2016, o atleta praticava Tiro Esportivo. Perillo é um dos 12 atletas goianos que vão participar da competição.
O atleta tem mantido um ritmo intenso de treinos em Hamamatsu-shi, Shizuoka, onde está hospedado. A cidade reúne o maior número de brasileiros no Japão. “Hoje foi dia de muita chuva aqui em Hamamatsu. Dia de muito vento e tempo chuvoso aqui no Japão, mas seguimos firme nos treinos”, postou em suas redes sociais, na terça-feira (17).
Hélcio Perillo sofreu uma fratura na coluna cervical, quando tinha 4 anos. Foi o único sobrevivente em um acidente automobilístico. Seus pais e dois irmãos não resistiram aos ferimentos. Perillo foi criado por familiares e enfrentou todas as superações possíveis
Modalidade Tiro ao Arco: É realizada por arqueiros com deficiência de membros inferiores e superiores.
Atletas representantes de Goiás: Atletismo (Rodrigo Parreira), Bocha (Ercileide Laurinda), Ciclismo (Carlos Alberto Soares), Natação (Ruiter Gonçalves e Vanilton Filho, Tênis de Mesa (Lethicia Lacerda e Millena Franca. Tiro com Arco (Andrey Muniz, Hélcio Perilo e Jane Karla), Vôlei Sentado (Ádria Silva, Camila de Castro, Jani Freitas, Luiza Fiorese, Nurya Silva e Pamela Pereira).
Os treinadores Henrique Junqueira, do Tiro com Arco e José Guedes, do Vôlei Sentado e o médico Marcelo Machado, também representarão Goiás.
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) já informou que as Paralímpiadas de Tóquio não terão a presença de público nas provas, devido a situação atual da pandemia de coronavírus, no Japão.
Fotos: Reprodução pessoal