Governo proíbe venda e consumo de bebidas após às 22 horas para conter Covid-19

#Estado | O governador de Goiás, Ronaldo Caiado assinou nesta terça-feira (26) o decreto nº 9.803, que prevê a restrição do comércio e consumo de bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo, entre 22h e 06h, em todo o Estado de Goiás. A medida visa frear o avanço da Covid-19. Algumas cidades goianas já apresentam ocupação de 100% dos leitos de UTI.

Na segunda-feira (25), o governador se reuniu com 146 prefeitos e representantes de segmentos organizados para discutir o assunto. No encontro virtual foi apresentada a proposta, aceita pela maioria dos prefeitos. Uma enquete foi feita entre os participantes e o resultado foi de 95,7% a favor da medida.

O novo decreto foi publicado agora há pouco em edição suplementar do Diário Oficial do Estado. A fiscalização ficará por conta das autoridades fiscais municipais com apoio das forças policiais estaduais.

Quem descumprir as regras está sujeito às penalidades previstas no artigo 161 da Lei 16.140, de 2 de outubro de 2007, e demais normas de regência, em especial multa, interdição do estabelecimento e cancelamento do alvará sanitário.

Segundo o governador, locais como bares e restaurantes, locais de festas e boates, foram identificados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) como espaços de maior disseminação da Covid-19. “E, se temos um vírus que se comporta com agressividade, é lógico que temos que estancar esse volume de contaminados”, disse Caiado.

O secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino disse que até 31 de dezembro do ano passado, Goiás tinha uma ocupação de leitos de UTI na casa dos 48% e a partir de primeiro de janeiro, a ocupação vem subindo 1% ao dia e já está na casa dos 75% em UTI e 50% em enfermaria.

Foto: Reprodução internet