#Economia | A Receita Federal libera hoje (31/07), o pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023, para cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração. Este é o terceiro dos cinco lotes de restituição programados para este ano. Restituições de anos anos anteriores também entram na lista. O dinheiro será credito na conta indicada pela Declaração ou quem colocou o CPF como chave do PIX.
Serão liberados R$ 7,5 bilhões para 5.632.036 contribuintes neste terceiro lote. O Fisco informou que R$ 5.585.384.236,58 referem-se a contribuintes com prioridade no reembolso.
A lista com os nomes dos contribuintes que fazem parte deste terceiro lote foi liberada no dia 24 de julho e a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet.
Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração – como no caso de conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com Agência Brasil