#Paraúna | O governador Ronaldo Caiado (DEM) assinou nesta quinta-feira (15) a ordem de serviço para o início da construção de 50 casas no Residencial Dona Mulata. As casas terão investimento de R$ 3,4 milhões, por meio do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás). Os lotes foram doados pela Prefeitura que também fez a infraestrutura no local.
Paraúna é a primeira cidade goiana a receber um empreendimento habitacional com recursos do novo Fundo de Proteção Social do Estado (Protege Goiás). A previsão dada pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) é que as casas sejam concluídas em quatro meses. “É um novo projeto para atender pessoas que não têm condições de pagar qualquer tipo de parcela. É ‘casa a custo zero’ para a população”, salientou o presidente da Agehab, Lucas Fernandes.
O governador Ronaldo Caiado explicou que Paraúna foi a primeira a atender todas as exigências e documentação solicitadas pela Agehab. “Não existe ação sozinha do governo, que pode muito, mas não pode tudo. Se não tivermos parcerias, não damos conta de avançar. Eu disse que aquele que fizesse primeiro o projeto, eu daria 50 casas. Eles saíram na frente”, explicou Caiado, que enfatizou seu desejo de dar o máximo de celeridade, uma vez que “o povo de Goiás cansou de ouvir promessa”.
O prefeito Paulo José Martins saudou a parceria com o Governo do Estado e considerou a iniciativa um “programa diferenciado”, porque traz início, meio e fim. “Conversávamos, o governador e eu, que as obras do poder público sempre têm começo, sempre têm inauguração de pedra fundamental, mas nem sempre tem conclusão. Isso não acontece no governo de Ronaldo Caiado, que é um homem de pouca propaganda e de muito trabalho”, reconheceu.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, pontuou que Caiado, pela sua sensibilidade com o social, não deixou de cuidar das pessoas, mesmo em meio à pandemia. “É um programa habitacional, e ao mesmo tempo social, que ficará na história de Goiás e vai fazer a diferença em todos os municípios de nosso Estado”, disse. E complementou: “As obras do governo de Goiás são de qualidade, que vão durar muito tempo.”
Segundo a Agehab, as casas serão sorteadas para famílias inscritas no programa social da Prefeitura. O edital será lançado ainda, para que as famílias possam realizar o cadastro, dentro dos requisitos sociais, evitando indicações.
Os lotes são de aproximadamente 300 metros quadrados. Cada moradia custará quase R$ 68 mil. Todos os empregados na construção das casas, segundo a construtora, são moradores de Paraúna. A área que receberá o residencial possui infraestrutura completa, com asfalto, água, esgoto, área verde, além de escola e posto de saúde próximos. Cada unidade terá 42,43 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
A Prefeitura de Paraúna aproveitou a cerimônia para entregar à população, três ambulâncias, três caminhões e um veículo de passeio que passaram a integrar à frota do município.
Com Secom | Créditos: GO In Foco | Ruber Couto e reprodução internet