#Estado | A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) fez nesta quarta-feira (9), o lançamento oficial do pequi sem espinho. A agência é responsável pelo desenvolvimento de novas cultivares, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Unidade Cerrados (Embrapa Cerrados). As primeiras mudar já começaram a ser distribuídas a agricultores familiares e viveiristas cadastrados.
Cada agricultor ou viveirista receberá seis mudas de pequi, sendo três sem espinhos. Os kits são vendidos pelo valor de R$ 150,00 cada lote, de acordo com a oferta. As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e poderão atender tanto o comércio quanto a indústria.
No caso de viveiristas, é preciso estar cadastrado no Ministério da Agricultura (RENASEM) e, para os agricultores familiares, é exigido cadastramento no PRONAF (DAP/CAF).
A Emater também lançou hoje, duas publicações inéditas: “Orientações para o cultivo do pequizeiro” e “Cultivares do pequizeiro”, que reúnem informações gerais e técnicas para o cultivo da espécie.