Governo federal sinaliza que vai propor nova política de preços para Petrobras

#Brasil | O Governo Federal, vai propor uma nova política de preços para a companhia com o objetivo de ajudar a combater perdas e solavancos inflacionários. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a nova política será discutida após a posse de todos os integrantes dos conselhos que dirigem a empresa, prevista para o final deste mês.

O ministro também enfatizou que o governo federal, como acionista majoritário e controlador da Petrobras, discutirá a melhor política de preços para a empresa cumprir sua função social, que está na Constituição e na Lei das Estatais, e que tratará a questão com rigor, cuidado e sensibilidade social.

Em resposta às declarações do ministro, a Petrobras reafirmou seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado nacional, evitando o repasse imediato de volatilidades externas, provocadas por agentes conjunturais, bem como de oscilações da taxa de câmbio. O ministro defendeu um papel maior da Petrobras para evitar a alta volatilidade dos preços internacionais de combustíveis e citou a recente decisão da Opep de cortar a produção de petróleo em cerca de 1 milhão de barris por dia. Ele afirmou que o governo será vigoroso na defesa dos interesses do povo brasileiro.

Além disso, o ministro defendeu investimentos no parque de refino do petróleo no país para ampliar a autossuficiência em derivados, especialmente gasolina e óleo diesel. Ele destacou a necessidade de buscar independência das oscilações internacionais de preços e acrescentou que, para o governo federal, os custos de produção da Petrobras, que são balizados em real, não podem ser calculados em dólar, como a política de preços atual da empresa.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/AB