#Brasil | Os prazos para a atualização de dados das famílias inscritas no cadastro único (Cadúnico), foram prorrogados pelo Ministério da Cidadania. A revisão cadastral foi escalonada, devido aos impactos da pandemia. Com isso, as famílias com cadastros atualizados em 2016 ou 2018 foram convocadas para atualizar os dados. Quem fez a atualização em 2018 ou 2019, será convocado nos próximos anos.
Agora, quem é beneficiário do Auxílio Brasil tem até 14 de outubro para atualizar as informações. “O prazo venceria originalmente nesta sexta-feira (15). Já as famílias em averiguação cadastral, cujo prazo para atualizar informações terminou em 10 de junho, ganharam prazo extra até 12 de agosto”, informou a Pasta. Os processos em andamento englobam 8 milhões de famílias.
A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, informou, em nota, o Ministério da Cidadania.
Famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou no caso de haver alguma alteração. Aqueles que forem convocados para averiguação e revisão de dados devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município
falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023”, alerta o ministério.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr.