#Brasil | O governo da Bahia assinou na última sexta-feira (11/08), o acordo de reversão que oficializa a compra da fábrica da Ford localizada no Polo Automotivo de Camaçari, Bahia. O valor da transação não foi divulgado, porém, esta ação marca um importante passo para a tão aguardada instalação da montadora chinesa BYD na região. A empresa asiática pretende investir R$ 3 bilhões na criação de três fábricas no estado, as quais têm o potencial de gerar até 5 mil empregos.
A BYD anunciou seus ambiciosos planos de investimento no Estado da Bahia no final de julho deste ano. Uma das unidades que a montadora chinesa pretende construir estará focada na produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, visando promover uma transformação na indústria de transporte público no Brasil e proporcionar uma solução mais sustentável e eficiente para as cidades.
Outra fábrica será dedicada à fabricação de automóveis híbridos e elétricos, com capacidade inicial estimada de produção de 150 mil unidades por ano, podendo dobrar essa capacidade conforme a demanda. Esse empreendimento será especialmente notável, já que representa a primeira fábrica de carros elétricos da BYD no continente americano. A terceira unidade terá como foco o processamento de lítio e ferro fosfato, visando atender ao mercado externo.
Para que esses planos avancem, o governo da Bahia busca garantir os incentivos fiscais que antes eram concedidos à Ford no regime especial para montadoras do Nordeste. O vencimento desses incentivos está previsto para 2025, mas existe uma tentativa de estender esse prazo até 2032. No entanto, durante a votação do segundo turno da reforma tributária na Câmara, a extensão do benefício foi rejeitada por uma margem estreita. A esperança agora reside no Senado, onde os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm uma influência maior na discussão.
Em abril deste ano, durante uma visita à China, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da BYD, Wang Chuanfu. Durante o encontro, Chuanfu compartilhou insights sobre as políticas públicas chinesas que deram origem a uma robusta indústria de veículos elétricos no país asiático, abrangendo tanto carros de passeio como ônibus de transporte público.
O complexo industrial de Camaçari, que estava inativo desde janeiro de 2021 devido à saída da Ford como fabricante no Brasil, agora se torna o foco das operações da BYD e da revitalização da indústria automotiva na Bahia. Além da unidade em Camaçari, a Ford também fechou suas fábricas em Taubaté (SP) e Horizonte (CE), mas a região nordestina se vê novamente no centro das atenções com a iminente chegada da BYD e suas promissoras contribuições para a economia e emprego local.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Internet