#Estado | O governador Ronaldo Caiado assinou nesta quinta-feira (23) convênio entre o Estado e as Prefeituras de 12 municípios que realizam Cavalhadas, visando o repasse de R$ 1,3 milhão, há oito meses do início do circuito. O dinheiro será usado na estrutura e manutenção dos eventos culturais de 2022, depois de dois anos sem a festa, devido a pandemia da Covid-19.
Em seu pronunciamento, Caiado disse que espera as mais lindas Cavalhadas de Goiás, no ano que vem. “Planejamos cada passo do governo. Esperamos, em 2022, fazer as Cavalhadas mais lindas que esse Estado já viu”, disse.
Os recursos repassados pelo Estado são para aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios. A retomada das Cavalhadas ocorre após dois anos de suspensão devido à pandemia. A realização será possível graças ao avanço da imunização. “Sabemos o quanto é importante saúde, educação, segurança pública, programa social, mas também mantermos a nossa história e tradições. Hoje, com o nível do percentual de vacinação, temos tranquilidade de retornar gradualmente, sem quebrar as regras sanitárias”, salientou Caiado.
Realizado entre os meses de junho e setembro, após os festejos do Divino Pai Eterno, o Circuito das Cavalhadas ocorre em Goiás há mais de dois séculos. Serão cidades-sede no ano que vem: Pirenópolis, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Posse, além da cidade de Goiás, principal novidade da temporada, que retorna após mais de 50 anos.
A cerimônia foi realizada no Jardim das Jabuticabeiras, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia e teve a presença dos prefeitos Vando Vitor (Palmeiras de Goiás), Carlos Seixo Brito (Crixás), Anderson Gouvea (Goiás), Chico Vaca (Corumbá de Goiás), Eli Gonçalves (Hidrolina), Tiago Andrade (Pilar de Goiás), Nivaldo Melo (Pirenópolis), Helder Silva (Posse), Angelo da Paz (Santa Cruz de Goiás), Cleuton Gomes (São Francisco de Goiás), e Alessandro Barcelos (Cocalzinho de Goiás).
Também estavam presentes à solenidade a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, e da Comunicação, Tony Carlo; os presidentes da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, e da Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa), Lineu Olímpio; o chefe de gabinete da Governadoria, Alex Godinho e o assessor especial da Governadoria, Marcos Cabral.
De Palmeiras de Goiás ainda registraram presença os vereadores Diego Lopes e João Victor Passos e os reis João Luiz e Robervan Rodrigues.
Com Secom Goiás | Fotos: Prefeitura de Palmeiras e Secom Goiás