#PalmeirasdeGoiás | O governador Ronaldo Caiado participou neste domingo (19) do encerramento das tradicionais Cavalhadas. Ao lado do prefeito Vando Vitor, de deputados estaduais e federal, senador, vereadores e outras autoridades, Caiado acompanhou o desfile da Praça São Sebastião até o Parque de Exposições. Depois cumprimentou a população que estava nas arquibancadas e camarotes e depois montado em um cavalo deu uma volta dentro do campo junto com o prefeito. “Essa festa voltou ainda mais linda”, disse Caiado.
A festa realizada desde 1908, teve início na sexta-feira (17) e recebeu mais de 30 mil pessoas nos três dias, que acompanharam as alvoradas, os desfiles, as carreiras (lutas) e os shows. O evento movimentou a cidade por completo e recebeu muitos visitantes.
As Cavalhadas de Palmeiras, integram o Circuito de Cavalhadas, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Para incentivar a continuidade da festa, o Governo de Goiás repassou R$ 200 mil, em 2021 e 2022, para custeio com infraestrutura.
O governador declarou ainda que “para manter a tradição, os custos são altos” e a atual gestão valoriza a história e cultura do Estado. “Faço questão de apoiar todos os eventos turísticos e históricos de Goiás”, comentou. Além disso, Caiado elogiou a beleza das Cavalhadas: “Tivemos essa interrupção durante dois anos, mas essa festa voltou ainda mais linda”.
“O governador é um grande entusiasta da cultura goiana”, afirmou o prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor, ao agradecer pelos investimentos no festejo que, além de ser uma tradição centenária, contribui com a economia do município e de toda a região. “Para se ter uma ideia, desde sexta-feira não tem vaga em nenhum hotel”, exemplificou.
Tradição familiar
Com apenas 12 anos de idade, Larissa Oliveira participou pela primeira vez do festejo, como porta-bandeira. Ela relatou como uma “experiência incrível, que deu frio na barriga”. A jovem disse ainda que ensaiou durante dois meses para assumir a função, uma “tradição que vem de muito tempo na família”.
Participante assíduo do evento, o produtor rural Diego Lopes foi o Imperador das Cavalhadas neste ano. Emocionado, ele comemorou o retorno da festividade. “É uma satisfação muito grande. Meu tataravô foi cavaleiro, meu avô também, minha irmã, tias e primas foram Floripes [filha do rei mouro]. Toda a família está envolvida na paixão pelas Cavalhadas”, comentou.
Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais César Moura (Retomada), Cristiane Schmidt (Economia) e Marcelo Carneiro (Cultura); o senador Luiz do Carmo; o deputado federal Delegado Waldir; os estaduais Cairo Salim, Dr. Antônio, Francisco Oliveira e Virmondes Cruvinel; o ex-deputado federal Daniel Vilela, além de prefeitos de regiões vizinhas.
Fotos André Saddi