Governador Ronaldo Caiado lança programa para ampliar segurança alimentar

#Estado | Foi lançado nesta terça-feira (26) no Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em Goiânia, o Programa NutreBem. O objetivo será a distribuição do Mix do Bem, um alimento nutritivo que contribuirá para ampliar a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado. A cerimônia teve a presença do governador Ronaldo Caiado.

O Mix do Bem inclui arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados e não contém gorduras trans, gorduras saturadas ou lactose. O alimento tem preparo rápido e rende até 10 porções nutricionais.

Além desse kit, o NutreBem também distribuirá legumes embalados a vácuo e frutas desidratadas para reforçar as doações feitas às famílias mais vulneráveis. Como os produtos são desidratados, poderão ser enviados para lugares mais distantes.

Ao possibilitar que o alimento atenda famílias carentes de Norte a Sul do estado, Caiado acredita que a proposta converge com seu maior lema de governo. “O cargo público não nos credencia a outra coisa que não seja servir ao cidadão”, defendeu. “Estamos fazendo com que as pessoas sintam aquilo que se fala que é tão distante: a cidadania. Governar o Estado não é voltar os olhos para as regiões que já têm um potencial próprio para o desenvolvimento”, detalhou.

Banco de Alimentos
A OVG assumiu o Banco de Alimentos em julho de 2019, com trabalho que abrangia 100 famílias. Desde então, com o apoio do Governo de Goiás, realizou melhorias na estrutura e na forma de coleta e distribuição. Hoje, são mais de 1.000 famílias beneficiadas por mês, e um total de mais de 3 mil toneladas de frutas, verduras e legumes distribuídos, que beneficiaram cerca de 45 mil pessoas.

Além disso, como auxílio na luta contra a fome, o Banco de Alimentos já promoveu, em todo o Estado, ações de educação alimentar e nutricional em cerca de 724 entidades sociais que cuidam de crianças, grávidas, idosos e pessoas em tratamento de saúde, bem como também a 620 famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Banco de Alimentos tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As frutas, verduras e legumes são doados por produtores e permissionários das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO). A equipe do programa seleciona e higieniza os alimentos, monta cestas e distribui para famílias vulneráveis e entidades sociais da região Metropolitana de Goiânia e municípios goianos.