Governador Ronaldo Caiado e presidente Lula recebem dose da vacina bivalente contra a Covid-19

#Saúde | Depois do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ter sido vacinado contra a Covid-19 na segunda-feira (27/02), hoje (28/02) foi a vez do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Os dois receberam uma dose do imunizante bivalente da Pfizer, que protege também contra a variante Ômicron e suas subvariantes. A nova vacina começou a ser utilizada em todo o país, pelo Ministério da Saúde, na segunda etapa da campanha contra a Covid-19.

O presidente da República fez o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, no Centro de Saúde Nº 1 do Guará (Distrito Federal) que terá uma série de ações para recuperar as altas coberturas vacinais em todo o Brasil. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico, foi quem vacinou o presidente.

Na solenidade, Lula chamou a população para se imunizar contra a Covid-19 e outras doenças, em um apelo para que o País volte a dar exemplo para o mundo, em relação a vacinação. “Queria fazer um apelo a cada mãe, a cada avó, a cada pai, a cada avô, adolescente e a cada criança: não acreditem no negacionismo. Não querer tomar vacina é um direito de qualquer um, mas tomar vacina é um gesto de responsabilidade e de garantia que você vai passar para sua família”, disse o presidente.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comemorou a volta do Zé Gotinha. “Vamos proteger nossas vidas. Esse movimento tem que ser do governo federal, dos governos estaduais, municipais, de toda a sociedade. É o movimento em defesa da vida. União e reconstrução. Viva o SUS. Viva a volta do Zé Gotinha”, declarou.

Em Goiânia, no Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV), o governador Ronaldo Caiado também fez um pedido aos goianos. “Vamos dar o exemplo ao Brasil. Essa vacina bivalente tem o espectro muito mais amplo. É uma vacina extremamente confiável”, destacou o governador ao citar que o imunizante protege contra o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, forma da variante Ômicron, e suas subvariantes (BA.1 ou BA.4 – 5).

Cronograma da vacinação em Goiás:
1 – A partir de 27 de fevereiro – pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; população indígena, quilombolas e ribeirinhos a partir de 12 anos.

2 – A partir de 6 de março – pessoas de 60 a 69 anos de idade

3 – A partir de 20 de março – gestantes e puérperas

4 – A partir de 17 de abril – trabalhadores da saúde

5 – A partir de 17 de abril – pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade; população privada da liberdade a partir de 18 anos de idade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos de idade; funcionários do sistema de privação de liberdade.

Fotos: Reprodução internet