#Cidades | O encerramento da 17ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, evento tradicional promovido pela Prefeitura local e parceiros, contou com a participação do governador Ronaldo Caiado neste domingo (04/06). Com mais de 130 mil visitantes ao longo de quatro dias, o festival se consolida como uma referência nacional, atraindo pessoas de várias regiões do país em busca da autêntica culinária italiana e da hospitalidade da cidade goiana.
Em sua visita, Caiado enalteceu a importância do festival para a economia local e destacou a parceria entre o Governo de Goiás e o município. Além de impulsionar o turismo, o governador ressaltou que essa colaboração se estende a outras áreas fundamentais, como segurança pública, educação e saúde, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Na ocasião, Caiado também exaltou a iniciativa por preservar as raízes culturais do município, além de gerar renda para a população com o turismo. “Hoje, o festival de Nova Veneza é referência não só em Goiás, mas uma festa que é reconhecida nacionalmente. São várias pessoas que conheço, que vêm de Brasília e outros Estados para poder apreciar essa culinária italiana aqui com toda a qualidade e sabor, além de ser uma cidade extremamente receptiva.”
Antes do encerramento do festival, o governador também visitou a Escola Municipal Fraim Faquim, onde reforçou a importância da educação na vida das crianças. Caiado enfatizou a priorização da qualidade educacional em seu governo e elogiou o padrão de excelência da instituição, que atende a 596 alunos.
O prefeito Valdemar Batista Costa expressou sua gratidão pelo apoio do governador Caiado na realização da festa, ressaltando a colaboração do Estado em fornecer recursos para o evento. Ele enfatizou o empenho da cidade em se preparar para receber os turistas, com cursos de capacitação para profissionais da área de turismo e culinária, proporcionando uma experiência de alta qualidade aos visitantes.
Nova Veneza, conhecida por abrigar a maior concentração de descendentes italianos no Centro-Oeste, preserva as tradições culturais do país europeu. Com um cardápio diversificado e atrações culturais, como shows e danças típicas, o festival ofereceu uma experiência completa aos visitantes.
Ao movimentar a economia local e gerar empregos temporários, estima-se que o festival proporcione um ganho equivalente a um 14º salário para as famílias da região, impulsionando a economia após o evento.