#Estado | Nos últimos dias o assunto muito comentado é a diferença entre a quantidade de doses de vacinas enviadas pelo Governo Federal aos Estados e consequentemente aos municípios e a quantidade aplicada na população. O assunto levou o governador Ronaldo Caiado a se reunir virtualmente com prefeitos e secretários municipais nesta manhã de quinta-feira (8).
Na reunião que ainda está ocorrendo, o governador Ronaldo Caiado e o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino estão orientando os gestores municipais sobre a importância da atualização, junto ao sistema do Ministério da Saúde.
Secretários municipais alertaram também sobre a quantidade de doses perdidas. São frascos que vêm com menos doses do que o mostrado na embalagem.
O secretário Ismael Alexandrino disse que pela quantidade recebida, Goiás já teria que estar com 11% no sistema do Ministério da Saúde e está com apenas 6,8%, bem abaixo do real.
Alexandrino alertou os gestores sobre a importância do preenchimento correto do sistema. “Vários municípios não estão procedendo os registros da vacina. Tem município que registrou 20% do recebido, outros estão mais atualizados, mas todos precisam fazer a atualização, para evitar que fiquem sem receber doses adequadas, já que há possibilidade do Ministério da Saúde alterar a forma de distribuição”, disse.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), informou que do total de 1.031.380 doses entregues aos 246 municípios goianos, 406.665 (39,42%) não possuem registro ou não foram aplicadas. No sistema do Ministério da Saúde, está registrada a utilização de apenas 624.715 imunobiológicos no Estado.