Goiás tem primeiros casos da subvariante BQ.1 da ômicron

#Estado | Goiás confirmou nesta terça-feira (29), 27 casos de Covid-19, da subvariante BQ.1 da ômicron, em dez cidades. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) nenhum dos pacientes chegou a ser internado. A identificação foi feita através de sequenciamento genético feito pelo projeto de pesquisas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica (PUC). 

De acordo com a SES, os casos foram registrados em Aparecida de Goiânia (12), Goiânia (5), Senador Canedo (3), Valparaíso de Goiás (2), Alexânia (1), Anápolis (1), Caldas Novas (1), Jaraguá (1) e Mineiros (1).

Em Goiás, os casos de Covid-19 vêm aumentando consideravelmente. Entre a Semana Epidemiológica 44 (30/10 a 05/11) e 45 (06 a 12/11), houve registro de 198,8% de casos notificados a mais.

Diante do crescimento dos casos, em especial, do registro de nova subvariante do coronavírus, autoridades de saúde recomendam medidas preventivas como a higienização frequente das mãos, com álcool 70% ou água e sabão e o uso de máscara, especialmente por pessoas com fatores de risco.