Goiás tem 14 atletas nas Paralimpíadas de Tóquio

#Esporte | Quatorze atletas representam o Estado nas Paralimpíadas que estão sendo realizadas em Tóquio, no Japão. A delegação brasileira tem 260 atletas participantes do maior evento de paradesporto mundial. Dos 14, seis atletas, de três modalidades diferentes, são apoiados diretamente pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel). A competição que tem 539 eventos esportivos em 22 modalidades disputadas, começou na terça-feira (24) e vai até 5 de setembro.

Goiás está presente na seleção brasileira feminina de vôlei sentado, com quatro jogadoras: Ádria Jesus, Jani Freitas, Pâmela Pereira e Nurya Almeida. As quatro são bolsistas do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento do governo goiano.

“O programa é fundamental para a gente manter a nossa preparação em alto nível. Usamos o recurso para comprar materiais esportivos, gastos com academia, suplementação alimentar, entre outros. Sem esse suporte seria muito mais difícil para a gente se manter em atividade”, destacou Pâmela Pereira, que vive a expectativa de disputar as Paralimpíadas pela segunda vez.

Hélcio Perillo, do tiro com arco, também tem apoio do Pró-Atleta. Ele começou sua trajetória no tiro esportivo e migrou para tiro com arco, em 2016. Neste período, Perillo conquistou duas medalhas de bronze nos Torneios de Ranking Mundial de 2018 e 2019, nos Emirados Árabes e Estados Unidos, respectivamente, e duas pratas nos Parapan-Americanos de 2018 e 2021, na Colômbia e no México.

O tiro com arco também terá representatividade goiana com Jane Karla e Andrey Muniz. Outra atleta, Millena França, vai disputar na modalidade tênis de mesa. Ela é heptacampeã brasileira na categoria F7. Recentemente ficou na quinta posição nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Na seleção brasileira ela terá a companhia da também goiana Lethícia Rodrigues, de 18 anos.

A lista ainda tem goianos na natação com Vanilton Filho e Ruiter Silva; no atletismo com Rodrigo Parreira; no ciclismo com Carlos Alberto Soares e na modalidade bocha com Ercileide Laurinda.

Foto: Secretaria de Esporte e Lazer (Seel)