Goiás lidera crescimento econômico no Brasil em novembro

#Economia | O Estado de Goiás foi destaque nacional ao registrar o maior crescimento no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central, em novembro de 2024. Na comparação mensal com ajuste sazonal, o crescimento goiano foi de 7,2%, muito acima da média nacional, que ficou em apenas 0,1%. Os dados foram apurados pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

Além disso, na comparação anual — entre novembro de 2024 e o mesmo mês de 2023 —, o índice registrou um avanço de 4,1% . Nas variações acumuladas ao longo de 12 meses e no ano, o crescimento foi de 3,3% e 3,1% , respectivamente.

Estratégias que impulsionam o crescimento

O resultado expressivo é atribuído aos investimentos estratégicos realizados pelo Estado e ao desempenho de setores em ascensão, como indústria, serviços e agronegócio. “Goiás se destaca mais uma vez. O avanço registrado reflete os esforços e investimentos estratégicos que fortalecem nossa economia e geram mais oportunidades para a população”, afirmou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O que é o IBCR?

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é calculado mensalmente pelo Banco Central para medir o desempenho econômico de estados e regiões do Brasil. É considerada uma tabela mais frequente da economia em comparação ao Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado trimestralmente.

O IBCR é baseado em dados de pesquisas como a Pesquisa Industrial Anual (PIA), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e a Produção Agrícola Municipal (PAM), refletindo a evolução da atividade econômica de forma mais ágil.

Perspectivas positivas

Com números tão expressivos, Goiás reafirma sua posição como um dos estados mais dinâmicos e promissórios do Brasil. O crescimento econômico contínuo fortalece a confiança dos investidores e demonstra o potencial de desenvolvimento do estado, que segue como referência nacional.

Fotos: SGG