#Estado | A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) confirmou neste sábado (7) que Goiás já identificou oito casos da variante Delta do coronavírus. A identificação é feita por meio de sequenciamento genômico.
A SES disse que os casos confirmados foram registrados em Goiânia (4), Santo Antônio do Descoberto (1) e Aparecida de Goiânia (3). Mesmo com oito casos, a Secretaria ainda não considera que há transmissão comunitária desta variante.
Todos os casos de Aparecida de Goiânia, são da mesma família, incluindo um idoso de 67 anos que está internado no Hospital Garavelo, em estado grave. A esposa dele, de 60 anos e a filha, de 34 anos, estão curadas. Já o paciente de Santo Antônio do Descoberto trabalha no Distrito Federal e teve contato com duas pessoas positivadas no local de trabalho.
Já um dos casos de Goiânia, tem relato de viagem internacional e já chegou ao Estado contaminado pelo vírus e teve contato com a esposa. Os outros dois casos são de pessoas que trabalham em uma unidade de saúde do Distrito Federal, onde foi registrado surto da Covid-19.
A variante Delta é uma versão do coronavírus, com mutações mais eficientes para invasão das células humanas. A transmissão é mais rápida e pode causar gravidade nas pessoas não vacinadas em comparação com as outras variantes já conhecidas. É a quarta variante identificada e que preocupa as autoridades.
Fonte: O Popular